Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Queijo artesanal e turismo rural

Queijos artesanais brasileiros | Foto: André Bittencourt
Queijos artesanais brasileiros | Foto: André Bittencourt

O Sesc Avenida Paulista realiza encontros virtuais que visibilizam iniciativas de produção artesanal de queijos e as experiências de turismo rural, com a proposta de valorizar os saberes e fazeres regionais e comunitários, além de estimular a fruição e a educação informal dos participantes.

PROGRAMAÇÃO

bate-papo on-line
Rota do Queijo Paulista: Turismo Com Sabor
Com Caminho do Queijo Artesanal Paulista e Maria Beatriz Prado | Mediação: Felipe Ribenboim
O bate-papo busca democratizar o acesso e o conhecimento aos queijos artesanais paulistas, aproximando e conectando os consumidores dos pequenos produtores, promovendo um consumo consciente e local, além da valorização da produção queijeira do estado. A conversa apresentará ao público a experiência do projeto Caminho do Queijo Artesanal Paulista. Serão pautas da conversa o fomento do turismo em conjunto com a valorização da produção queijeira artesanal, a recepção de turistas nas fazendas, além de promover o encontro entre produtores e consumidores.
Dia 27/10, quarta, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal do Sesc Avenida Paulista no YouTube.
Livre. Não é necessário se inscrever.
 


Queijos da Canastra | Foto: Aprocan
 

bate-papo on-line
Da Canastra Para o Mundo: Queijo, Turismo e Patrimônio
Com Higor de Freitas (Aprocan), Ana Claudia Lima e Falco Bonfadini | Mediação: Andreia Roque

Roda de conversa realizada virtualmente, que une especialistas e produtores para discussão das relações entre produção artesanal queijeira, patrimônio imaterial e turismo. Serão pautados aspectos como: o turismo como ferramenta educativa, os desafios impostos pela legislação na comercialização de queijos, as relações entre patrimônio, história, cidadania, desenvolvimento sustentável, entre outros.
Dia 13/11, sábado, das 16h às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do Sesc Avenida Paulista no YouTube.
Livre. Não é necessário se inscrever.


Produção de queijos da Canastra | Foto: Aprocan


MINIBIOS

Ana Claudia Lima e Alves - Mestra em História Cultural pela Universidade de Brasília (UNB) com 27 anos de atuação na área de patrimônio cultural no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). É integrante do grupo de trabalho Slow Food Brasil de Queijos Artesanais de Leite Cru e assumiu em 2014 a Coordenação Técnica do Projeto de Salvaguarda do Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas, realizado pelo Instituto Terceiro Setor, sob patrocínio do Iphan.

Andreia Roque - Engenheira agrônoma e fundadora Instituto de Desenvolvimento Brasil Rural. Expert em políticas públicas e desenvolvimento rural com experiência em gestão de projetos estratégicos, consultoria em turismo rural e sustentabilidade e fortalecimento institucional em territórios da América Sul e Central, África e Europa (ONU/ PNUD) e (IICA/OEA). Cofundadora e Conselheira Rede Turismo Rural Consciente e da Rede Mulheres do Turismo Rural.

Caminho do Queijo Artesanal Paulista - Projeto formado por pequenos produtores em 2017, com o intuito de criação de um selo de qualidade que identifique as queijarias paulistas, valorizando e impulsionando a produção local.  Além da produção de queijo e outros itens derivados do leite (de vaca, búfala ou ovelha), as fazendas realizam passeios turísticos, almoços temáticos, oficinas, dentre outras ações. Fazenda Atalaia (Amparo), Laticínio Artesanal Montezuma (São João da Boa Vista), Pardinho Artesanal (Pardinho), Pé do Morro (Cabreúva), Queijaria Rima (Porto Feliz),  são algumas das propriedades participantes. 

Falco Bonfadini - Proprietário da Galeria do Queijo, em São Paulo, e presidente da Comerqueijo (Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros). É um dos organizadores do Prêmio Queijo Brasil e foi  jurado no World Cheese Awards, maior Concurso de Queijos realizados no mundo (2018, 2019 e 2021), sendo responsável pelo Ponto de Consolidação do Concurso no Brasil e América do Sul. Também é membro da Guilde International de fromagers e colunista da Revista do Queijo.

Felipe Ribenboim é formado em gastronomia, é atuante e investigador em Cultura Alimentar. Foi responsável pela concepção e texto da exposição "Alimentário | Arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro" e de outras exposições que reforçam a gastronomia como expressão cultural. Foi coordenador no projeto Arte & Sabor 2017, do Instituto Tomie Ohtake, que utiliza o alimento, a arte, cultura e educação como agentes transformadores para as merendeiras conveniadas do município de São Paulo. Desde 2018 é sócio e co-criador do seminário anual FRUTO | diálogos do alimento.

Higor de Freitas é bacharel em Ciências da Computação e graduando em Ciências Econômicas. Gerente Executivo da Aprocan (Associação dos Produtores do Queijo Canastra) e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Roque de Minas.

Maria Beatriz de Almeida Prado é engenheira Agrônoma com dedicação ao turismo rural desde 1995, é gerente operacional de três hotéis: Fazenda Capoava, Confraria Colonial; Hospedaria Águas Claras e também o SP Aventura Ecolodge. Consultora para pequenos meios de hospedagem e turismo rural, monitora ambiental da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, é diretora da Associação Paulista de Turismo Rural, desde 2011 e sócia fundadora da Associação das Fazendas Históricas de São Paulo.
 


Pão de queijo paulista do Café Terraço | Foto: Carol Vidal


RECEITA

Agora que essas atividades deram água na boca, que tal preparar seu pão de queijo em casa com a receita do que é oferecido no Café Terraço do Sesc Avenida Paulista?

PÃO DE QUEIJO PAULISTA

Ingredientes:

- 1,100 litros leite semidesnatado
- 1kg de polvilho azedo
- 500g de polvilho doce
- 500g de queijo mandala da Pardinho Artesanal (ralado gosso)
- 500g de queijo parmesão (ralado grosso)
- 200g de manteiga sem sal
- 6 ovos inteiros
- 4 gemas
- 50g de leite em pó
- 25g de sal

Modo de Preparo:
Em um panela aqueça o leite e a manteiga até ferver. Em um tijela grande coloque os ingredientes secos (sem os queijos). Quando a mistura de leite e manteiga levantar fervura, acrescente aos ingredientes secos. Com uma colher grande mexa escaldando a massa. Espere esfriar até atingir menos de 40º graus.

Quando a massa esfriar, junte os ovos e as gemas misturando uniformemente. Por último, coloque os queijos ralados aos poucos, até que a massa fique homogênea. É importante deixar a massa esfriar para que os ovos não cozinhem e os queijos não derretam.

Unte as mãos com óleo e modele os pães de queijo, dispondo em uma assadeira com distância de 3 cm entre eles.

Assar em forno pré-aquecido a 150ºC, por 30 minutos ou até ficar dourado.

Rendimento: 70 unidades de 60g cada


Participe! Compartilhe!