Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Em Busca da Cidade Sustentável

Árvores e ciclofaixa na Avenida Paulista | Foto: Alisson Sbrana
Árvores e ciclofaixa na Avenida Paulista | Foto: Alisson Sbrana

O Sesc Avenida Paulista realiza o curso online Em Busca da Cidade Sustentável, de 20/10 a 1/12, quartas, das 19h às 21h, que traz um aprofundamento teórico, reflexão crítica e debate sobre a crise urbana contemporânea, ressaltada pela degradação ambiental e a pandemia da Covid-19.

"Sustentabilidade" e "sustentável" tornaram-se palavras presentes no vocabulário corrente, mas muitas vezes têm seus significados esvaziados devido às suas apropriações mercadológicas ou à falta de clareza do que realmente simbolizam na vida cotidiana das pessoas. Dado o avanço da urbanização em escala mundial, a sustentabilidade também se consolidou enquanto ideia para a concepção da cidade do presente e do futuro.

A busca pela "cidade sustentável", no entanto, requer reflexão crítica sobre o processo de uso e ocupação do solo urbano e o modo como as sociedades têm se relacionado com a natureza no decorrer do tempo histórico. O modelo de transporte priorizado; a valorização da educação ambiental; o respeito aos direitos humanos; o acesso à alimentação de qualidade; as relações estabelecidas entre o campo e a cidade; as alterações climáticas em escala local e global; e tantas outras questões se inter-relacionam e, por isso, não podem ser analisadas isoladamente nesta “busca pela cidade sustentável”.

Dado o presente contexto socioambiental e a pandemia em curso, a sequência de aulas remotas deste curso propõe o aprofundamento teórico, a reflexão crítica e a produção do debate sobre a crise urbana contemporânea, mas também sobre as possíveis soluções que se apresentam para a efetivação de cidades sustentáveis em um futuro próximo.

Diante disso, serão abordados temas como: modelos de transporte, educação ambiental, respeito aos direitos humanos, acesso à alimentação, relações entre o campo e a cidade, alterações climáticas em escala local e global e outras questões e suas inter-relações. Veja a seguir o programa!
 

Curso "Em Busca da Cidade Sustentável"
De 20/10 a 1/12, quartas, das 19h às 21h, online pela plataforma Teams. 
Grátis. Inscrições a partir de 6/10, quarta, às 14h, AQUI
Faixa etária: 18 anos


PROGRAMA
 

Aula 1 - Cidades sustentáveis: uma utopia? | Com Maitê Bueno Pinheiro
A partir das crises socioambientais interligadas do clima, da biodiversidade e da degradação da Terra, serão apresentados elementos para uma transição sustentável, pautados pelo direito à cidade e soluções apoiadas pela natureza.

Aula 2 - Ecologia, sustentabilidade e diversidade | Com Pamela Sarabia
A atual emergência climática e a necessidade de reflexão sobre o racismo e justiça ambiental, o bem viver e os direitos da natureza, tendo como referência Alberto Acosta e Eduardo Gudynas.

Aula 3 - Educação ambiental e reocupação ecológica dos espaços públicos | Com Diego Ramos
Discussão da importância do tema sustentabilidade nas escolas, ampliando a relação entre cidade e natureza. Relato de experiências de reencontro entre seres humanos e natureza e a intervenção no espaço público.

Aula 4 - Transporte e mobilidade urbana sustentável | Com Rafael Calabria
Considerando o favorecimento histórico ao transporte individual, serão pautas os desafios atuais da mobilidade urbana e a construção de uma nova realidade urbana e ambiental.

Aula 5 - Clima urbano: ilhas de calor e eventos extremos | Com Gustavo Pereira
Apresentação do conceito de clima urbano, abordando a relação entre o clima e a produção do espaço urbano, com enfoque no caso brasileiro.

Aula 6 - Arborização urbana e reversão de problemas climáticos | Com Alfredo Nagib Filho
As características botânicas das árvores e a sua importância para o processo de reversão dos atuais problemas climáticos, como as crises hídricas. Destaque de métodos de plantio em áreas urbanas e espécies.

Aula 7 - Cidade e alimentação sustentáveis | Com Vitoria Leão
Reflexão sobre o sistema agroalimentar vigente no Brasil, as necessidades de mudança trazidas pela pandemia e as mudanças climáticas e a da agricultura urbana como via para a criação de novas formas de produção e consumo de alimentos.


BIOGRAFIAS


Alfredo Nagib Filho
é bacharel em Direito e Jornalismo pela USP. Engenheiro Agrônomo pela UNIFEOB. É diretor da ONG Planeta Plantar.

Diego Ramos Lahóz é professor do Ensino Infantil e plantador urbano. Idealizador dos projetos "Orquídeas da Vila" e "Flores no Cimento", esta última uma iniciativa que cria situações nas quais pessoas, cidade e natureza possam se reencontrar.

Gustavo Henrique Pereira da Silva é bacharel, mestre e doutorando em Geografia pela UNESP. Membro do Grupo de Pesquisa Interações na Superfície Terrestre, Água e Atmosfera (GAIA) da UNESP de Presidente Prudente.

Gustavo Nagib é mestre e doutor em Geografia Humana pela USP. Membro do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU) do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Autor da obra Agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo (Editora Annablume, 2018).

Maitê Bueno Pinheiro é bacharela em Ciências Biológicas pela UNINOVE. Mestra em Ciências da Paisagem e Ambiente pela FAU-USP. Docente no Programa de Pós-Graduação e Graduação na Universidade Livre das Faculdades Oswaldo Cruz.

Pamela Sarabia é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP e educadora socioambiental. Integrante da Associação Multiétnica WykaKwara.

Rafael Gândara Calabria é bacharel em Geografia pela USP. Especialista em Planejamento e Gestão de Cidades pela POLI-USP. Criador da Cidadeapé - Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo.

Vitória Oliveira Pereira de Souza Leão é bacharela em Gestão Ambiental pela ESALQ-USP. Mestra em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP. Membra do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU) do IEA-USP.