Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

TRANSATLÂNTICO, projeto multilinguagem apresenta abertura de processos colaborativos entre artistas nacionais e internacionais

O projeto multilinguagem TRANSATLÂNTICO, idealizado no início de 2020, é uma produção de um coletivo de artistas diverso e plural, que deriva das indagações que Cristina Moura, Mariana Lima e Renato Linhares levantam a respeito dos corpos e fábulas aos quais têm sido permitido, ou não, ocupar, geográfica e historicamente a literatura e as artes cênicas, a partir de uma fricção entre conceituais teóricos de Achille Mbembe e Virgínia Woolf.

O ato performático permeável ao espaço-tempo procura atravessar as diversas fronteiras físicas, sociais e culturais pré-estabelecidas por convenções, reunindo um coletivo de artistas nacionais, da América Latina e, para além-mar, da África e da Europa.

A partir dessas trocas em rede é possível acompanhar as aberturas de processos com performances ao vivo, intercaladas com material audiovisual registrado durante as residências. E, além das exibições, uma entrevista e masterclass com artistas de localidades diferentes.

A primeira travessia aconteceu em outubro deste ano e você pode conferir clicando aqui. A segunda, Porto 2, começa nesta terça, 21h, pelo youtube.com/sescavenidapaulista.


PORTO 2 

A abertura de processo Porto 2, construída a partir de encontros e compartilhamentos em rede, acontece entre os dias 14 e 16 dezembro, com transmissão online e gratuita, das 21h às 22h. O projeto TRANSATLÂNTICO faz sua segunda travessia, reunindo artistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil - Crato, Rio de Janeiro, Campinas, Salvador, Porto Alegre, São Paulo, Recife -, no Sesc Avenida Paulista.

Na terça, dia 14 de dezembro, há a transmissão do filme Porto 2, resultado da experiência e criação audiovisual e de presenças dos artistas que participam dessa segunda etapa do projeto: Renato Linhares, Cristina Moura, Mariana Lima, Aisha Moura, Carol Cony, Enrique Diaz, Felipe Rocha, Luísa Espíndula e  Rômulo Galvão (Rio de Janeiro), Barbara Matias (Ceará), Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Bruno, Mário Sérgio Cabral, Pedro Wagner, e  Lucas Torres (Pernambuco), Fábio Osório Monteiro (Bahia), Danae Estrela e Rosy Timas (Cabo Verde), Flávia Gusmão, Neusa Trovoada e Sofia Berberan (Portugal), Raquel Kubeo (Rio Grande do Sul), Ermelinda Yepario, Lilly Baniwa, Isabel Teixeira e Kay Sara (São Paulo).

No dia 15 de dezembro, quarta, acontecem as entrevista-performance Conte-me tudo sobre o mundo todo com com  Aisha Moura, Barbara Matias, Bruno Parmera, Carol Cony, Danae Estrela, Erivaldo Oliveira, Ermelinda Yepario, Fábio Osório Monteiro, Felipe Rocha, Flávia Gusmão, Giordano Bruno, Kay Sara, Lucas Torres, Lilly Baniwa, Luísa Espíndula, Neusa Trovoada, Raquel Kubeo, Rômulo Galvão, Rosy Timas e Sofia Berberan. 

E, na quinta, 16 de dezembro, a masterclass gravada com Bárbara Matias e Cristina Moura aborda os diversos modos de presença no território corpo-memória-identidade, por meio da arte cênica em teatro e performance, levando em conta a ancestralidade indígena Kariri. Tema da pesquisa de vida e doutoramento de Bárbara em “Artes da Cena”.

Todo conteúdo pode ser acessado de forma gratuita e sem necessidade de inscrição prévia pelas redes do Sesc Avenida Paulista. TRANSATLÂNTICO é um encontro de artistas, um espaço de trocas e de criação em diversas linguagens. Como ambiente colaborativo e de curadoria permanente, também é possível acessar o site www.transatlantico.art.br, que contém materiais, referências, histórico e ficha técnica do projeto a partir de 22 de outubro.

 



 

A TRAVESSIA SEM FRONTEIRAS

Das primeiras reuniões teóricas e ainda desfrutando da possibilidade de afetação dos corpos em sala de ensaio, inicia-se a primeira fase do processo criativo, que se dá sob a forma de uma série de encontros presenciais. Nestes encontros, materiais de texto e cena são criados e registrados.

A pandemia interrompeu este modo de trabalho, mas não o processo criativo. O grupo migrou para o espaço virtual, onde seguiu até o momento.

Nesta nova fase, retomando e ampliando o campo temático, são produzidos e apresentados filmes individuais, nos quais as ideias de ficção racial, travessia oceânica, colonização, fantasmagoria ocidental e inimigos imaginários desdobram-se em múltiplas traduções.

Artistas e parceiros com um trabalho continuado de pesquisa e treinamento em teatro, artes visuais e dança, o trio – Cristina, Mariana e Renato recorre a um diálogo imaginário entre o filósofo camaronês Achille Mbembe e a escritora inglesa Virginia Woolf, como fonte conceitual do trabalho.

A ideia de 'ficção racial' se insere como eixo de ligação entre os textos de Mbembe e Woolf, assim como fonte de inspiração para a criação de uma dramaturgia original desenvolvida em processo colaborativo. A coordenada ofertada por Michel Foucault de que "há sempre um negro, um chinês, um mongol, um ariano no delírio” é um dos pontos de partida desta longa jornada entre processos de fabulação, ressignificação e ficcionalização do estrangeiro.

Reconstruir as identidades é um ato contínuo, precário e transitório, que se faz no 'TEMPO E ESPAÇO'. O tempo como personagem de um espelho móvel que não para de girar. O espaço como uma embarcação à deriva entre mares e oceanos.

TRANSATLÂNTICO está sempre em travessia, diminuindo fronteiras.
 


 

TRANSATLÂNTICO | Programação de dezembro
Transmissão ao vivo no YouTube do Sesc Avenida Paulista (Classificação etária: 16 anos)
 

 

14/12 | TER | 21h 
PORTO 2

Resultado da experiência e criação audiovisual da residência de dez dias, reunindo artistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil.

 

15/12 | QUA | 21h
“CONTE-ME TUDO SOBRE O MUNDO TODO”
 
Entrevista-performance com Aisha Moura, Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Ermelinda Yepario, Fábio Osório Monteiro, Flavia Gusmão, Kay Sara, Neusa Trovoada, Rosy Timas e Sofia Berberan.

 

16/12 | QUI | 21h
MASTERCLASS COM BÁRBARA MATIAS E CRISTINA MOURA

Encontro que aborda o território do corpo-memória-identidade, na presença cênica em teatro e performance levando em conta a ancestralidade indígena Kariri.
Fotografia: Clara Cavour e Elisa Mendes
Assistente de Fotografia: Marcos Valério Souza
Colaboração: Jamil Kayry

--------
PROJETO TRANSATLÂNTICO
Projeto de pesquisa idealizado a partir de conceituais teóricos de Achille Mbembe e Virgínia Woolf, resultando em residência artística e os processos de abertura PORTO 1 e PORTO 2.

Artistas Colaboradores: Aisha Moura, Barbara Matias, Bruno Moreno, Bruno Parmera, Caju Bezerra, Camila Morgado, Carol Cony, Cristina Moura, Danae Estrela, Daniela Amorim, Danilo Carvalho, David Almeida, Eliana N’Zualo, Enrique Diaz, Erivaldo Oliveira, Ermelinda Yepârio, Fábio Osório Monteiro, Felipe Rocha, Fernanda Silva, Flávia Gusmão, Francisco Tiago, Giordano Castro, Goos Meeuwsen, Gui Fontineles, Helena Bittencourt, Isabel Teixeira, Jaqueline Andrade, Kay Sara, Lilly Baniwa, Lucas Torres, Lucianna Vieira, Luisa Espíndula, Marcelo Evelin, Márcio Nonato, Mariana Lima, Mário Sergio Cabral, Neusa Trovoada, Paulo Victor Lino, Pedro Wagner, Raquel Kubeo, Regina Veloso, Rosângela Fagundes Sulidade, Rômulo Galvão de Carvalho, Renato Linhares, Rosy Times Tavares, Silvana Pombal, Sofia Berberan, Vanessa Nunes, Vika Flor, WM - Wilford Machili, Wallace Lino, Yuck Miranda.

Direção, concepção e dramaturgia: Cristina Moura, Mariana Lima e Renato Linhares
Direção de Produção: José Maria
Edição de imagens: Lina Kaplan e Renato Linhares
Projeto gráfico: Radiográfico
Assistência de Direção: Henrique Barreira
Colaboração em Produção: Rossine Freitas e Patrícia Bárbara
Realização: Sesc São Paulo