Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Territórios Sonoros do ABC

Ilustração: Bruno Badain
Ilustração: Bruno Badain

Equalize o grave e aumente o volume, porque vem som pesado por aí! 

Na busca por um panorama sobre como as cidades do Grande ABC colaboraram para a formação do cenário musical brasileiro nas últimas décadas, o Sesc Santo André e o Sesc São Caetano realizam o projeto Territórios Sonoros do ABC, uma série de documentários que estreia dia 22/10, às 19h nos canais do YouTube das unidades.

Os documentários foram construídos por meio dos depoimentos dos artistas da região, que participaram ativamente na construção desses cenários musicais. Os convidados resgatam suas memórias e contam histórias vividas nos períodos, destacando como os espaços do Grande ABC foram, e ainda são, lugares de convivência que possibilitam momentos históricos, encontros, experiências de criação, inovação e articulação.

O primeiro episódio, intitulado Cidades de Atitude, aborda a relação da música pesada com a região do ABC paulista, com linguagens como o punk rock, heavy e thrash metal, além de outras vertentes que vieram a partir destes estilos. Reconhecida como importante polo industrial, a região do ABC é também celeiro de intensa produção artística e cultural. O projeto Territórios Sonoros do ABC apresenta um estudo de como as sete cidades (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) contribuíram para a formação de uma cena musical pulsante e de grande importância.

Dentre os artistas ouvidos neste episódio, estão: Jean Gantinis, músico veterano criador da loja de discos dos anos 80, Metal Music, em Santo André, e sua filha Lian Gantinis, que também é sócia na Metal; Alexandre Cunha, músico da banda MX, importante nome do cenário thrash no país; Manoel Barata, músico da banda punk DZK; Claudio Cox, vocalista do Giallos, grupo local que aposta na linguagem punk; o guitarrista Rafa Almeida e a vocalista Teka Almeida da banda Giant Jellyfish; a cantora, multiinstrumentista e produtora musical Malka Julieta, de São Caetano; a Natália Matos, vocalista da banda Punho de Mahin; o André Alves, vocalista e guitarrista da banda de hardcore Statues On Fire e dono do Estúdio Rising Power; e o Kedley Correa de Moraes, membro do Coletivo Rock ABC.

Os depoimentos transitam por temas como a ascensão do rock e a ligação do movimento com a classe operária, a relação com a Loja Metal e outros espaços do ABC, a chegada do estilo punk, os shows e eventos na região, a participação feminina no cenário, os preconceitos, a inclusão e a diversidade.

A música se conecta com o local e contexto histórico em que está inserida, desta forma, os Territórios Sonoros do ABC suscitam a ressignificação dos espaços e despertam as lembranças afetivas do público, permitindo a reflexão sobre as questões políticas e as mudanças que ocorreram no cenário musical da região nas últimas décadas.

O projeto conta com roteiro e pesquisa do músico e jornalista Vinícius Castelli, que já foi colunista e repórter de cultura do Diário do Grande ABC, além de ter cuidado de uma coluna na Rádio Globo, autor do blog Pilha na Vitrola e consultor para bandas independentes. E do músico e produtor cultural Ruy Rascassi, contrabaixista e um dos fundadores da Nômade Orquestra, diretor do Festival Novos Motores e da produtora Morning Birds Music, especializada na promoção e difusão de bandas e artistas do ABC paulista.

A direção, produção e montagem é do Bruno Badain, que atua como diretor geral, diretor de arte e fotógrafo no mercado editorial e publicitário desde 2006.

Para marcar a estreia convidamos o roteirista Vinícius para nos contar um pouco mais sobre o tema e os bastidores desta produção. 

Confira tudo no artigo:

Cidades de Atitude - Territórios Sonoros


Fotografia: Em cima, Bruno Badain, à esquerda Ruy Rascassi e à direita Vinícius Castelli

 

Então você já sabe! Prepare as caixas de som, separe aquela camisa da sua banda preferida e sintonize com a gente para curtir a estreia do documentário Territórios Sonoros do ABC - EP01: Cidades de Atitude.

Confira abaixo os links e ative a notificação. É noe dia 22/10, às 19h.

 

-------

Territórios Sonoros do ABC - Episódio 1: Cidades de Atitude

Estreia dia 22/10, sexta-feira, às 19h, nos canais:


youtube.com/sescsaocaetano


 

youtube.com/santoandresesc