Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Rachadura

'Around', por Fernando Hermógenes (2017) | Foto: Kelvin A
'Around', por Fernando Hermógenes (2017) | Foto: Kelvin A

A oficina Rachadura, do Sesc Avenida Paulista, realizará um ciclo de quatro partilhas em formato de agifólio*, com a presença de quatro artistas, cujas obras estão atravessadaa pela reação a tudo aquilo que não está em conformidade com o que é esperado, sobretudo, nos agregados das relações situadas pela esfera pública. Os encontros serão moderados por Rodrigo Munhoz, com os artistas Jack Soul Revenge Girl, Ex Punk Me, Fernando Hermógenes e T. Angel.

Tratam-se de pessoas/obras que fazem de seu cotidiano um lugar para a reinvenção/improviso, sob a perspectiva daquilo que ainda não foi contornado pelo desespero e o ódio. Os artistas, assim como as pessoas que participarem da oficina, serão convidados a compor no momento correspondente ao processo de apreciação de cada encontro todo um conjunto de insumos, sob a forma de texto e imagem, que servirá como um elemento de construção para uma publicação multimídia chamada "Rachadura", que será lançada no último dia de encontro.

A oficina será moderada por Rodrigo Munhoz a.k.a Amor Experimental, que vive e trabalha em Santos (SP). É um artista com livre (de)formação em artes, cuja pesquisa está atravessada pela arte da performance, audiovisual, fotografia, desenho, escultura e arte/educação. Integra a banda de ruído Corações Inéditos, o núcleo Vraaaaa, bem como a plataforma La Plataformance.

Esta atividade faz parte do programa de mediação do projeto A EXTINÇÃO É PARA SEMPRE, de concepção de Nuno Ramos.

*Agifólio trata-se de uma abordagem desenvolvida pela plataforma La Plataformance e difundida em encontros de arte realizados pelo Brasil, bem como por Portugal e Espanha. A abordagem aponta para um compartilhamento baseado numa performance executada com base no portfólio de uma artista.
 

COMO PARTICIPAR?

Serão selecionadas 35 pessoas para comporem o grupo de "Rachadura". A seleção será baseada no preenchimento DESTE FORMULÁRIO, a partir de 20/10, às 14h, até dia 2/11, às 23h59. Os selecionados serão confirmados por e-mail, bem como os não-selecionados, na primeira semana de novembro.

A oficina será realiada ela plataforma Zoom, nos dias 10, 17 e 24/11 e 1/12, quartas, das 19h às 21h. A partir de 18 anos.



ARTISTAS CONVIDADOS


Ex Punk Me é um artista transdisciplinar, interessado em tatuagem, arte educação, manifestações estéticas e sonoras. Trabalha de forma autodidata, desdobrando pesquisas que podem se configurar em performance, intervenção urbana e arte multimídia.


 

Fernando Hermógenes é artista, educador social, performer, videoartista, escritor e proponente da Residência Livre de Vida Performativa. Residente em São Joaquim de Bicas, Minas Gerais, desde 2008 desenvolve processos de educação artística em escolas públicas no país.


Jack Soul Revenge Girl é artista, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA (USP - 2019). Phd em Dança, pela Universidade Federal da Bahia. Trabalha como coordenadora de projetos no Instituto Arte na Escola.


T. Angel é artista, ativista e profissional da educação no Estado de São Paulo. Criou o FRRRKguys.com.br em 2006, uma plataforma eletrônica que aborda a reflexão da body art, a cultura da modificação corporal e variados usos do corpo na contemporaneidade.