Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Brincar a quarentena: 10 atividades infantis para diversão em casa

Para quem tem criança em casa, todo canto agora é lugar de recreio, sala de aula, espaço para novas experiências e o único local possível para que os pequenos desenvolvam a imaginação, gastem energia e aprendam coisas novas. E a infância é a fase mais importante para se descobrir o mundo lá fora e desenvolver nossos saberes. Mas que mundo lá fora?

Com o isolamento social, a criançada se afastou de seus pares, professores e adultos fora da esfera familiar. O resultado disso são olhinhos cada vez mais grudados nas telas, experiências virtuais e um contato muito raro com outras crianças.

Os adultos por perto se perguntam: como socializar, extravasar tanta energia contida nesses corpinhos e conhecer novas brincadeiras em plena pandemia? E, para aqueles acostumados a visitar as unidades do Sesc SP com suas crianças, não existe nem a opção de correr para o Espaço de Brincar mais próximo!

Então que tal aproveitar a extensão desses espaços na internet? Tem muitas atividades, espetáculos de teatro e contação de histórias, além de sugestões criativas para toda a família se divertir junta. As educadoras e educadores do Sesc SP continuam à todo vapor, só que cada um em sua casa. Vamos brincar juntos? Confira 10 opções de diversão!

 

1. Brinquedos que a gente faz em casa  | Sesc Bom Retiro

Série quinzenal de vídeos tutoriais. No primeiro encontro, aprenda a fazer o "currupio", com o educador Rafael Antonio.

 

 

2. Teatro infantil  ao vivo! | Sesc 24 de Maio

Todo sábado, sempre às 15h, a unidade apresenta um espetáculo ao vivo em seu canal do Youtube. Nesta semana teremos a peça "A Rainha das Cores/ O pote vazio", encenada pela Cia. Truks.

 

3. Rádio Traquinagem | Sesc Avenida Paulista

 

 

Podcast infantil com média de cinco minutos de duração.Os episódios são distribuídos pelo WhatsApp, com uma trilha cheia de músicas, histórias e brincadeiras para as crianças.

Para receber o conteúdo, basta clicar aqui, selecionar “Rádio Traquinagem - quero entrar na lista de transmissão” e confirmar a entrada.

 

 

 

 

4. Live de espetáculo infantil |  Sesc ao vivo

Todo sábado, sempre às 12h, o Sesc Ao Vivo recebe um espetáculo para crianças. Nesta semana, teremos o grupo Pequeno Cidadão tocando um som para os pequenos! Assista pelo Youtube ou pelo Instagram.

 

 

5. Brincando em família - jogos indígenas | Sesc Bauru

A série do Sesc Bauru convida crianças e adultos a descobrir brincadeiras típicas dos povos indígenas. Neste episódio, conheça AGÚ KAKÁ ou ARRANCA MANDIOCA.

 

 

6. Casulo: ciclo de vivência para a primeira infância | Sesc Santo Amaro

Todo domingo, até 6/9, você pode dançar e cantar com os pequenos em casa! Sempre às 10h, nas redes sociais do Sesc Santo Amaro!


 

7. Vamos brincar em casa?  | Sesc Santana

Websérie estrelada pelo Grupo Grilo Chico, gravada em videoconferência. Sintonize seu comunicador intergaláctico para assistir Brincando em Casa com Tempo de Encanto!

 


8. Dona velha e o saci | Sesc São Carlos 

Dona Velha é interpretada por Cris Miguel, que canta e toca sanfona. Morando na roça, ela adora cuidar dos seus bichos de estimação; todos que ela cria debaixo da sua cama. Cria até um Saci. Assista!

 

9. Desafio da almofada  | Sesc Rio Preto 

A Dona Miúda, convida adultos e crianças a se esconderem atrás de uma almofada. Mas não pode aparecer nadinha de nada, hein?!


 

10. Cine Clubinho | Cine Sesc

Também dá pra fazer uma sessão de cinema com a criançada! E o CineSesc indica um lindo filme que se encontra na plataforma de streaming do Cinema #EmCasaComSesc!  No último filme da trilogia, Kiriku é chamado para salvar sua aldeia de perigos sobrenaturais e humanos, o que ele faz com muita astúcia e humor, além de uma certa ingenuidade sobre o mundo.


 

A cada semana, o CineSesc traz uma animação ou filme infantojuvenil para ser degustado pelos pequeninos e pequeninas. Acompanhe!