Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Com o tema "Corpo e Eu Interior", LabSesc refletiu sobre a necessidade de estar conectado consigo mesmo

Ilustração: Dora Teixeira
Ilustração: Dora Teixeira

É tempo de olhar para dentro. Perceber-se. E reconectar o corpo consigo mesmo! Muitas vezes, essa conexão se faz necessária nos períodos mais difíceis da vida. Em tempos em que a saudade pode apertar e a vida se desequilibrar, a prática do esporte pode levar a uma mente mais leve e tranquila. 

Quando se fala em corpo, nem tudo é palpável. Para além da carne, ossos e músculos, é possível encontrar outras dimensões humanas que não estão na superfície do que se vê. O encontro da atividade física com a saúde mental pode contribuir com a forma como se lida com as adversidades. 

Esses foram alguns dos questionamentos explorados durante o quarto encontro online do projeto LabSesc – Atividade Física e Saúde Mental. Com o tema “Corpo e Eu Interior”, a conversa, realizada em 6 de agosto no canal do Sesc Pompeia no Youtube, contou com a participação de educadores de atividades físico-esportivas do Sesc Pompeia e um psicólogo convidado.

Participaram deste encontro o psicólogo Rodrigo Godoy, que atua como facilitador no Oré Coletivo Solidário, juntamente com os educadores de atividades físico-esportivas do Sesc Pompeia Luiz Praxedes e Luiz Ronaldo. A mediação da conversa ficou com Vivian Shoji. Assista ao bate-papo!

Bate-papo

Durante o encontro virtual, foi feito um breve resumo de como há uma conexão direta entre espiritualidade e ciência há séculos, e também foi discutido como as atividades físicas podem levar a algum tipo de elevação espiritual. 

"Lavar louça ou dirigir, por exemplo, são algumas práticas cotidianas que, quando alcançamos o modo automático de fazer, conseguimos atrelar uma outra ação ao mesmo tempo, como dançar, conversar ou até mesmo se conectar com algo que vai além, exercendo ali o papel de uma terapia. No esporte, essas ações são muito semelhantes, principalmente as que nos levam para os exercícios cíclicos e repetitivos", revelou Luiz Ronaldo.

"Atividades esportivas praticadas ao ar livre podem nos levar a um estado de graça, que pode ser esta transcendência espiritual. Um exemplo é quando estamos nadando no mar, relaxados, e perdemos a noção do tempo. É como se estivéssemos em um outro plano", complementou Vivian Shoji. 

Há quem atrele a sua fé e espiritualidade a amuletos e adereços de sorte ao praticar esporte. São jogadores de futebol que lutam para jogar sempre com o mesmo número da camisa; ou atletas que competem apenas com tal objeto da sorte;  têm também as promessas de cunho religioso; entre outras superstições. Estas questões, ainda não cientificamente comprovadas, podem contribuir para que a conquista seja positiva. 

"Quando a fé, esta transcendência e espiritualidade está no cotidiano da pessoa, não nos cabe julgar. Elas podem ter efeitos positivo quando acreditam no seu propósito, mas também podem ter efeitos negativos quando relacionadas à exploração ou manipulação. A gente está vivendo num mundo em que todos têm o que dizer. Acho importante neste processo olhar para si e observar o que faz sentido. Só conseguiremos descobrir se pararmos para olhar para nós mesmos", explicou o psicólogo Rodrigo Godoy. 

Os próximos encontros

A série de bate-papos continua nos meses de agosto e setembro, com mais dois encontros em que serão discutidos temas como ressignificação e conexões humanas. As conversas acontecem quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, às 17h, no canal do Sesc Pompeia no Youtube. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição.

20 de agosto, às 17h: Bate-papo sobre o tema RessignificAção. Com os educadores de atividades físico-esportivas Luiz Praxedes e Luiz Ronaldo, além de um(a) convidado(a) especialista em psicologia. Mediação de Bruno Ciccotelli.

3 de setembro, às 17h: Bate-papo sobre o tema Conexões Humanas. Com os educadores de atividades físico-esportivas Vivian Shoji e Luiz Praxedes, além de um(a) convidado(a) especialista em psicologia. Mediação de Bruno Ciccotelli.

LabSesc

O LabSesc é uma iniciativa do Sesc Pompeia em parceria com a Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo e a Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc em São Paulo que convida e incentiva as pessoas a participarem de aulas, palestras, cursos e atividades que tratam temas relacionados à saúde e ao bem-estar. Em sua 1ª edição, que aconteceu no segundo semestre de 2019, o tema abordado foi o sobrepeso. Para a edição deste ano, o tema escolhido foi a relação entre Atividade Física e Saúde Mental.

Clique aqui para se inscrever no canal e receber as notificações dos próximos encontros. E se possível fique #EmCasaComSesc.