Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Na Onda das Ondas: uma viagem à era de ouro do rádio

"Um povo que não ama e não preserva suas formas de expressão mais autênticas,
jamais será um povo livre. ”
Plínio Marcos

 

Para quem nasceu e viveu no século passado, sabe que muito antes da era digital e ainda mesmo antes da televisão, homens e mulheres tinham no "rádio" a fonte de notícias e entretenimento. Era ele que ocupava a função nobre em uma casa conectando as pessoas ao mundo.

Quem não se lembra do maior fenômeno de audiência "Direito de Nascer", a primeira radionovela brasileira, com uma trama folhetinesca que fazia os ouvintes acompanharem a saga de Maria Helena e Mamãe Dolores? Quem não se lembra do marcante "Repórter Esso", que fez história dentro do radiojornalismo brasileiro? E da disputa das rainhas do rádio "Emilinha Borba e Marlene"?

Estas são algumas das memórias em que o grupo de idosos do Sesc Pinheiros traz por meio do programa "Na Onda das Ondas". 

Esta comissão de frequentadores é responsável pela programação do projeto “Cá Entre Nós”, que possibilita a participação ativa e o protagonismo, incluindo o idoso desde o planejamento das ações até sua realização.

Em junho, a Comissão, formada por 12 idosos que frequentam a unidade Sesc Pinheiros, receberia as comitivas de visitantes das unidades de Consolação, Interlagos e Ipiranga, para uma jornada com atividades físicas, socioeducativas e artísticas. Mas - parodiando Drummond - havia uma pandemia no meio do caminho, no meio do caminho havia uma pandemia.  

Com o fechamento das unidades do Sesc desde 17 de março, como medida de contingência à pandemia da Covid-19, o evento teve de ser cancelado. Entretanto, a Comissão, que já vinha trabalhando de maneira presencial para a preparação do encontro, decidiu continuar seus trabalhos de forma remota, e criar um programa de rádio!

O trabalho do grupo resultou em um programa com direção do radialista Celso Zappa, dividido em três blocos, que conta um pouco da história do rádio no Brasil, traça um panorama da música popular brasileira, emociona com a radionovela "Sonhos da Juventude", além de pílulas de riso e poéticas.

Todo o trabalho de criação de roteiro, pesquisa de conteúdos e gravação foi realizado remotamente, respeitando as regras de isolamento social.

Ouçam e deleitem-se com esta viagem à era de ouro do rádio:

 

Parte 1

Parte 2

Parte 3

 

 

 

FICHA TÉCNICA


Participantes:
Carmen Ligia Ferreira Davanzo - Carmen Ligia
Celia Terumi Sanda - Celia Sanda
Diógenes Davanzo - Dio Davanzo
Luiz Saidi Nakazawa - Luiz Saidi
Maria Dulce Flor Perrone - Dudú Jacaré
Maria Odeth Pereira de Almeida - Dedé Maria
Yoko Y. Nakazawa - Yoko Naka
 

Sonorização: DJ Betão


Direção e Produção: Celso Zappa