Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

5.000 protetores faciais fabricados pelo Sesc já foram doados

Profissional do Hospital Geral do Grajaú, que recebeu protetores faciais | Foto: Matheus José Maria
Profissional do Hospital Geral do Grajaú, que recebeu protetores faciais | Foto: Matheus José Maria

Mais de 100 entidades, entre hospitais públicos, instituições sociais e secretarias municipais de saúde, foram atendidas por meio da iniciativa do Sesc São Paulo de fabricação digital de protetores faciais a partir da infraestrutura dos Espaços de Tecnologias e Artes das unidades concentrada no ETA do Sesc Avenida Paulista.

O projeto iniciado em abril desse ano faz parte das ações do Sesc de cooperação com o poder público e a sociedade civil no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Pela sua natureza, o estabelecimento de um polo de fabricação digital de protetores faciais se soma também aos esforços de diversos coletivos makers dentro e fora Brasil nesse momento.

O emprego de impressoras 3D e máquinas de corte a laser utilizadas normalmente para cursos e oficinas junto ao público, e o trabalho de cerca de 11 educadores e educadoras de tecnologias e artes de diferentes unidades do Sesc São Paulo, entre de outros profissionais da instituição, já viabilizaram a produção de mais de 6 mil protetores faciais de dois modelos de código aberto. Um modelo é constituído por viseira e testeira de acetato. No outro, a testeira, fabricada por meio de impressão 3D, é feita de plástico biodegradável.
 


Um dos modelos de protetor facial fabricados pelo Sesc | Foto: Danny Abensur 
 

Mapeadas por 33 unidades do Sesc no estado de São Paulo, instituições como a Fundação Dorina Nowill, a Casa Hope, o Centro de Detenção Provisória de Santo André, a Casa da Criança Betinho, a Casa do Migrante, a APAE, Santas Casas, dezenas de hospitais públicos e também asilos e casas de repouso receberam doações desse Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário para a proteção de seus profissionais, especialmente durante a pandemia. O número de protetores faciais doados já chega a 5 mil.

Assista no vídeo abaixo detalhes do trabalho realizado a partir do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista, além de registros de doações e depoimentos de representantes de algumas das instituições atendidas.
 


 

Essa ação de fabricação digital de protetores faciais pelo Sesc está prevista para ter continuidade ainda nos próximos meses.
 

Clique aqui para conhecer também o projeto Tecido Solidário, uma ação do Sesc São Paulo que promove trabalho comunitário, geração de renda e educação em saúde, por meio do envolvimento de iniciativas sociais na confecção de máscaras de tecido.