Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Processo criativo que faz sonhar

 “Linhas de Histórias – O Livro Ilustrado em Sete Autores” fica em cartaz no Sesc Santo André de 8/7 a 20/11. No dia da abertura (8/7), às 15h, haverá um bate-papo com a presença dos sete autores e os três curadores.

Um chileno, uma italiana, um espanhol, um paulista, um brasiliense e dois mineiros. O que eles têm em comum? Sete autores. Diferentes estilos e processos criativos. Unidos por suas referências e dispostos em formas de planetas onde se relacionam conceitual e espacialmente entre si. A exposição “Linhas de Histórias – O Livro Ilustrado em Sete Autores” se transforma em uma espécie de sistema planetário interconectado em que a semelhança fica simples de perceber: todos eles fazem sonhar.

No trabalho de curadoria, Fernando Vilela, Odilon Moraes e Stela Barbieri interpretaram e chamaram o espaço de cada artista de planeta, pois a instalação é um lugar construído cuja arquitetura e cenografia refletem a identidade poética de cada um.

Crianças, jovens e adultos... Não importa a geração quando se trata de compartilhar leituras e invenções. A natureza lúdica encanta a todos que estão dispostos a deixar-se mergulhar nos universos desconhecidos das histórias, dos traços, das linhas, das cores. Das ilustrações.

O processo de criação é algo misterioso, que não está na consciência. Ele vai acontecendo por caminhos orgânicos e intuitivos da imaginação. É um território individual do artista, que aos poucos passa a ser de todos que leem e observam as criações.

É nesse espaço de libertação que é possível descobrir as situações do cotidiano, registros e colagens em cadernos, resultado de andanças em palavras e imagens, tablets equipados para criações e pesquisas em museus e bibliotecas onde Andrés Sandoval, Angela Lago, Eva Furnari, Javier Zabala, Nelson Cruz, Renato Moriconi e Roger Melo criam e reinventam histórias.


Mais sobre os ilustradores:

Andrés Sandoval
Nascido no Chile, Andrés veio ainda criança para São Paulo, capital. Estudou arquitetura na USP e desde os anos 2000, além de ilustrar livros, atua como artista gráfico, cria estampas e faz murais em espaços públicos. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo.


 

Angela Lago
Angela nasceu em Belo Horizonte e estudou serviço social e design gráfico na Escócia. No final da década de 1980, passou a incorporar o computador em seu processo de criação. Atualmente, vive e trabalha em uma Chácara na Serra do Cipó, Minas Gerais.


Eva Furnari
Nascida na Itália, Eva chegou ainda pequena ao Brasil. Formada em arquitetura pela USP, iniciou sua carreira de ilustradora nos anos 1980, publicando no jornal Folha de São Paulo. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo.


Javier Zabala
Nascido em Leon, na Espanha, Javier estudou design gráfico e desde 1984 vive e trabalha em Madrid. Sua obra foi publicada em mais de 16 idiomas. Atualmente, atua como professor e palestrante em diversos países.


Nelson Cruz
Mineiro nascido em Belo Horizonte, Nelson vive e trabalha na cidade de Santa Luzia, a 30 km da capital mineira. Nos anos 1990, deixou o trabalho de ilustrador de imprensa para dedicar-se à literatura infantil.

Renato Moriconi
Paulista nascido em Taboão da Serra, Renato cresceu na cidade de São Paulo. Estudou artes plásticas e design gráfico e iniciou sua carreira de ilustrador nos anos 2000. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo.


Roger Melo
Roger saiu de Brasília nos anos 1980 para estudar design no Rio de Janeiro, e na década seguinte iniciou seu trabalho como ilustrador e escritor. Em 2014 tornou-se o primeiro ilustrador brasileiro a receber o prêmio Hans Christian Andersen, o Nobel de literatura infantil. Atualmente, vive em Brasília.

--

 

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!