Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Esporte Criança: Aprender é uma Brincadeira!

Antes das férias escolares, os instrutores do programa Esporte Criança do Sesc Catanduva costumam realizar uma apresentação para pais e familiares, de tudo que ocorreu ao longo do semestre, como forma de tornar as famílias ainda mais partícipes do desenvolvimento físico e esportivo das crianças. Um momento de confraternização, no qual os pais podem conhecer mais sobre as atividades educativas do programa, que assim como outros projetos que fazem parte do Programa Sesc de Esportes, são realizados seguindo três diretrizes muito importantes para o Sesc:

 - o reconhecimento da criança como ser em formação;
 - o papel da brincadeira como ferramenta de aprendizado e de identidade das crianças; e 
 - a compreensão da criança/jovem como elementos sociais únicos.

Por tudo isso que ações desenvolvidas com crianças são realizadas em diversas vertentes, na perspectiva de propiciar novas experiências a partir de sua efetiva participação nos projetos.

Durante o encerramento do semestre do Esporte Criança, (de 6 a 10 anos), que ocorreu na última sexta, dia 29, participantes e familiares puderam assistir ao vídeo abaixo, que resumiu os principais momentos do semestre das crianças:


A instrutora esportiva Silvana Frey, que trabalha na formação das crianças desta faixa etária no Programa Sesc de Esportes, explica que as atividades lúdicas são fundamentais para o aprendizado esportivo e para a socialização dos indivíduos. Os jogos pré-desportivos por exemplo, têm como objetivo estimular o interesse pelo esporte e a participação das crianças em equipe, no intuito de desenvolver habilidades físicas e sociais específicas nelas. Regras e normas não são o objetivo. As crianças são estimuladas a brincarem, a se envolverem umas com as outras; a rivalidade não faz parte dessas brincadeiras, mas sim a colaboração mútua e a diversão. “Os jogos desportivos estimulam sobretudo o caráter recreativo dos esportes nas crianças”, explica a instrutora esportiva Silvana. Depois de um bate-papo e da exibição do vídeo, foi a vez de pais e filhos experimentarem juntos atividades recreativas! Sob o comando da instrutora, uma grande roda de dança circular se formou, e todos provaram na prática a delícia que é brincar!

Confira algumas fotos da ação na nossa galeria:
 

Esporte Criança - encerramento semestre 2017