Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Qualquer um pode correr?

A corrida de rua é uma das atividades físicas que mais ganha adeptos no Brasil. Vários são os motivos que levam as pessoas para esta modalidade: superar um desafio, indicação médica, socialização, condicionamento físico, aliviar a mente e o corpo ....

Mas qualquer pessoa pode praticar a corrida de rua? É só colocar o tênis e sair correndo?

Você pode até fazer isso. Mas como toda atividade física, se não houver uma orientação profissional, é quase certo que alguma lesão aparecerá. As mais conhecidas são as tendinites, cãibras, fascite, dor nos quadris e joelhos, e até fraturas.  Exames como hemograma,  eletrocardiograma, eco cardiograma, e o teste de aptidão física são indispensáveis.

Outro ponto de atenção é a alimentação. Segundo a nutricionista Michelly Fortunato, “cada indivíduo apresenta necessidades nutricionais diferentes. Um plano alimentar individualizado contribui para um melhor desempenho e qualidade de vida”.

Confira abaixo algumas dicas:

• Procure ter uma alimentação balanceada que englobe todos os grupos de alimentos. Isso contribui para equilibrar as necessidades energéticas como também permite melhor desempenho;

• Mantenha-se sempre hidratado - o corpo, seja em repouso ou em atividade, precisa de água;

• Não espere sentir sede para ingerir a água, a sede já é um sinal indicativo de desidratação;

• Evite praticar a atividade física em jejum;

Pensando, então, na importância deste assunto, o Sesc São José dos Campos realizará, no dia 4 de dezembro, o Corrida Passo a Passo, com orientações qualificadas não só às pessoas que já correm, mas também para os iniciantes. Será um dia inteiro de atividades gratuitas como: avaliações posturais e de corrida, testes funcionais e de ritmos, palestras e orientações com profissionais da área, e claro, dicas de treinos.

Para conferir a programação completa do Corrida Passo-a-Passo, clique correndo aqui.