Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Nelson Sargento e Wilson das Neves celebram 100 anos de samba no Sesc Pompeia

Traçar de forma clara a origem do samba não é tarefa das mais simples. Para fins comemorativos, 27 de novembro de 1916 se tornou a data oficial de nascimento do ritmo que faz parte da identidade cultural brasileira, por ter sido o dia em que o compositor e violonista Ernesto dos Santos, o Donga, registrou na Biblioteca Nacional a música Pelo Telefone, primeira canção classificada como um samba a se tornar um grande sucesso.

E no mês em que o samba completa 100 anos, o Sesc Pompeia tem o prazer de promover o primeiro encontro entre duas lendas da música brasileira, Nelson Sargento e Wilson das Neves.

Do alto de seus 92 anos, o cantor, compositor, violonista e pesquisador musical Nelson Sargento tem uma trajetória que se confunde com a história do samba. Com um impressionante histórico de quase 400 sambas gravados, Sargento colecionou parcerias clássicas ao longo dos anos com os amigos Cartola, Paulinho da Viola, Zé Kéti e tantos outros artistas.

Um dos mais famosos bateristas brasileiros, Wilson das Neves é outro artista com um histórico invejável. Ao lado de nomes como Elis Regina, Chico Buarque, Clara Nunes, Wilson Simonal e Elza Soares ou em sua carreira solo como compositor e vocalista, o sambista de 80 anos se tornou referência de uma série de músicos da nova geração como o rapper Emicida e o grupo Orquestra Imperial.

Juntos pela primeira vez em um palco, os artistas prometem duas apresentações históricas na Comedoria do Sesc Pompeia, misturando canções de suas carreiras e clássicos do samba. E em clima de reverência, é muito provável que uma versão cheia de suingue de Pelo Telefone esteja na lista das músicas escolhidas.