Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2016

Comemorado no dia 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids mobiliza pessoas em todo o mundo para o combate à doença e reforça a solidariedade, a tolerância e a compaixão com as pessoas que vivem com HIV/Aids.

A data foi instituída em 1987, pela Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. Para este ano, a campanha proposta pelo MS dá ênfase aos jovens de 15 a 24 anos das classes C, D e E e busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito.

Desde o início da epidemia de Aids no Brasil, até junho de 2015, foram registrados no país 798.366 casos. Destaca-se o aumento em jovens de 15 a 24 anos, sendo que de 2005 para 2014 a taxa de detecção da doença entre aqueles com 15 a 19 anos mais que triplicou (de 2,1 para 6,7 casos por 100 mil habitantes) e entre os de 20 a 24, quase dobrou (de 16,0 para 30,3 casos por 100 mil habitantes).

A partir de 1º de dezembro, o Sesc realiza diversas atividades buscando conscientizar, informar e sensibilizar seu público para o tema. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis. Entre a programação estão rodas de conversas, filmes, oficinas, shows e campanhas com testes rápidos. Confira a programação completa aqui.

*Fonte: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde