Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A arte do reencontro em três saraus

Foto: Mayara Tutumi
Foto: Mayara Tutumi

 

“Sarau do Zhô: homenagem aos 40 anos de carreira do poeta Zhô Bertholini”

Em um ambiente intimista, o poeta, artista gráfico, editor, agitador cultural Zhô Bertholini, que confessa viver de poesia 24 horas, continuará as comemorações dos 40 anos de carreira, iniciadas com a exposição “No meio das pedras tinha um caminho” no Alpharrabio – livraria, sebo, editora e centro cultural, em Santo André, nos meses de fevereiro e março. Zhô lerá poemas inéditos e já publicados, em verso e em prosa, e será acompanhado de Jurema Barreto de Souza, sua parceira há mais de 20 anos em edições e projetos, a qual lerá poemas dele e de seu livro Policromia. “A poesia costurou nossa parceria, vários projetos, muitas pessoas que fomos conhecendo e agregando ao ideal de fazer circular a arte. [...] O Sarau é um momento muito especial de interação com o público, a oportunidade de mostrar o trabalho de poetas/artistas que atuam na região e fora das grandes mídias. E o Sarau do Zhô é uma homenagem justa e que os que produzem cultura sejam celebrados enquanto em atividade e vida” diz Jurema.

Entre as pessoas que se aproximaram de Zhô e Jurema estão os músicos Rui Ferreira, Edu Guerra que musicaram poemas de ambos e a cantora Giselle Maria que os interpretará. O trio é uma promessa de deleite, felicidade e silêncio. Em meio a esse lirismo urbano, acontecerão as surpreendentes releituras de poemas visuais de Zhô feitas em animação e vídeo por Cris Suzuki, que fará intervenções plásticas e visuais em todos os saraus. Para o poeta, os segredos desse reencontro e dos tantos outros de sua carreira são a amizade, a cumplicidade entre as pessoas e a afirmação do desejo de “ser um eterno amador”.

Em maio, no “Sarau no Quintal da Márcia Cherubin”, a cantora e compositora Márcia Cherubin resgatará com os seus convidados “um pouco do conceito dos saraus que fazíamos no quintal aqui de casa. Era um aconchego e um ‘encontro da arte’ da nossa região brincando e interagindo entre si e com pessoas abertas que apreciam arte. Nesses saraus, trazíamos um pouco de tudo: músicos de vários gêneros, poetas, atores, cordelistas, pintores, dançarinos, enfim, tudo que é arte da região. [...] vamos fazer uma pequena mostra e um resgate desta brincadeira gostosa de saborear a arte no quintal. Como o evento tem um tempo limitado, selecionamos música, encenação, cordel e grafismo da arte contemporânea, envolvendo artistas escolhidos a dedo que fizeram parte daqueles encontros lá de casa”. Para esse reencontro, Márcia Cherubin terá a companhia do violonista Beto Marsola, do cantor e compositor Adolar Marin, do cordelista Moreira do Acopiara, dos atores Marcos Horta e Carlos Gimenez.

Em junho, o “Sarau in Cantaria: homenagem a Rafael Gombez” será uma releitura do sarau que acontecia uma vez por mês na Livraria Nobel, em São Caetano, nos anos de 2008 e 2009. Nas palavras de Maria Carolina, “a gente vai convidar algumas pessoas que estiveram conosco no Sarau in Cantaria para apresentar os seus trabalhos após o percurso de 2009.”Com Maria Carolina e o percussionista e sócio da Maria Sol Produções Culturais Paulo Silva, que apresentarão seu trabalho de brincadeira cantada de voz e percussão, estarão a poeta Carmen Sanches acompanhada dos músicos Diego Marques e Edison Defavari resgatando a tradição dos menestrais e cantadores; o escritor, diretor e pesquisador de sonoridades brasileiras Carlos Lotto; a cantora, compositora e poeta Marcia Matos e o rapper Arnaldo Tifu. Além deles, haverá a participação especial do cantor e compositor Kléber Albuquerque cujas músicas, de acordo com Maria Carolina, “conversavam muito com o que a gente compartilhava em torno de ideias”

O poeta Rafael Gombez, participante de algumas edições do Sarau in Cantaria, falecido em janeiro de 2009, será homenageado com poemas lidos, musicados e encenados de seu livro Aonde o corpo se põe a ser lançado em julho pela Editora Patuá.

“São três saraus, mas esses convidados dos três saraus estão completamente conectados, são pessoas que estão superligadas. São três momentos de pessoas de uma bonita colcha de retalhos, da qual eu como artista e produtora, e hoje mais como produtora, me honro de ter esbarrado pela vida e dessas pessoas terem determinado muito quem eu me tornei e quem eu venho me tornando. Então, esta trilogia de sarau é um momento de gratidão e celebração” diz  Maria Carolina.



A arte do reencontro em três saraus:

15/4 – Sarau do Zho: homenagem aos 40 anos de carreira do poeta Zho Bertholini
20/5 – Sarau no Quintal da Márcia Cherubin
17/6 – Sarau in Cantaria: homenagem a Rafael Gombez

Sempre às sextas, 20h no Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554 – Bairro Santa Paula – São Caetano do Sul/SP

Grátis (Retirada de ingresso com 1 hora de antecedência)