Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CONIPE

Inscrições encerradas. A partir do tema central "Esporte de Participação e Educação em Foco", o Congresso envolve a participação de pesquisadores vinculados aos centros de referência internacional na área de Pedagogia do Esporte. Evento acontece no Sesc Campinas.

Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC (CONIPE) será promovido pela primeira vez em 2016, nas instalações do Sesc Campinas, com apoio científico da FCA/UNICAMP. Pretende-se um evento científico bianual, envolvendo a participação de pesquisadores vinculados aos centros de referência internacional na área de Pedagogia do Esporte, em interface com os principais pesquisadores com destaque nacional. Também se espera oportunizar espaço para profissionais de Educação Física e Esporte com destacada competência prática na área de Pedagogia do Esporte.

Além de compreender um espaço de reflexão e produção de conhecimentos, o evento congrega docentes investigadores de programas de pós-graduação nacionais (UNICAMP/SP, USP/SP, UNESP/SP, UFSCAR/SP, UFSC/SC, UNEMAT/MT) e internacionais (Universidade de Extremadura e Queen´s Univerity), dentre outras a confirmar. O tema central da primeira edição é Esporte de Participação e Educação em Foco. Os temas abordados serão metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte. Tais temáticas serão abordadas por convidados nacionais e internacionais em conferências, mesas redondas, mini cursos e apresentação de pôsteres.

Ao vislumbrar a realização de reflexões acerca do esporte brasileiro, a presente proposta procura necessariamente relacioná-lo ao avanço científico e tecnológico e suas ressonâncias na vida contemporânea, atreladas às transformações socioambientais, socioculturais, políticas, econômicas, entre outros. Desta maneira, também estão previstas a apresentação de trabalhos de relato de experiência no formato de pôster.

O Congresso de Pedagogia do Esporte tem como principais objetivos:

- Disseminar conhecimentos produzidos na área de formação e investigação em Pedagogia do Esporte;
- Oportunizar a profissionais e estudantes o intercâmbio e a troca de experiências no que diz respeito à intervenção profissional das diferentes idades e múltiplos cenários, nas áreas de metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte;
- Divulgar e dar visibilidade às ações desenvolvidas para melhoria da qualidade da formação e intervenção profissional, bem como para fortalecer a investigação sobre a Pedagogia do Esporte;
- Capacitar pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de investigação científica que atendam às demandas atuais da sociedade e de fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física e Esporte.

Arquivos:

Programação (atualizada)
Trabalhos Aprovados - Relatos
Trabalhos Aprovados - Científico
Comissões
- Normas para envio do pôster digital
- Instruções para acesso a NFSe

O que: Congresso Internacional De Pedagogia Do Esporte - Conipe
Quando:

De 23 a 25 de junho de 2016

Onde:

Sesc Campinas | Rua Dom José I, 270/333 , Bonfim (19) 3737-1500

Inscrições:

Encerradas