Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

#ForadaModa: Sesc Ipiranga discute moda e cultura

#ForadaModa: Fause Haten, Fernanda Yamamoto, Karlla Girotto, Casa Juici, Laerte Ramos, Grupo G>E
#ForadaModa: Fause Haten, Fernanda Yamamoto, Karlla Girotto, Casa Juici, Laerte Ramos, Grupo G>E

Hibridismo entre moda e arte; resgate de técnicas de costura e valorização do fazer manual; debate sobre a indústria da moda: estas são as três referências temáticas norteadoras da programação #ForadaModa – Uma exposição em construção, que teve início em março no Sesc Ipiranga com cursos e oficinas e estende-se até outubro, com exposição, instalações, performances, teatro entre outros. 

O #ForadaModa foi idealizado pelo Sesc Ipiranga a partir da instalação A Fábrica do Dr. F, do artista multifacetado Fause Haten, também co-curador do projeto. Neste espaço, onde apresentou A Feia Lulu, sua primeira performance, Haten demonstrou a íntima relação existente entre a construção de uma obra de arte e uma roupa.

Isto suscitou um olhar às formas iniciais da produção têxtil, através do fazer artesanal e da valorização das tradições que formam o sentido original da moda. O vestir, compreendido como manifestação artística e cultural, a efemeridade das criações e o estímulo ao consumo desenfreado passaram a ser objetos de análise e discussões. Surgiu, então, uma programação ampla e multidisciplinar, permeada por três vieses: o artístico, o político e o socioeducativo. 

Ao longo do projeto, que tem duração até outubro, os artistas apresentarão instalações, performances, espetáculos e oficinas de formação, como esta realizada pelo grupo G>E, Atêlie Vivo - Faça Sua Bolsa, que terá quatro turmas. 

Consulte a programação completa do projeto #ForadaModa aqui.