Postado em
Encontro literário com o clássico ‘As mil e uma noites’
Conversamos com a escritora de São José dos Campos Itamara Moura, a convidada deste mês de abril para o encontro Versos Diversos. Ela trouxe o livro As mil e uma noites para apresentar um novo olhar sobre este clássico que tanto inspira leitores e escritores em todo o mundo.
EOnline: Qual a mensagem que quer passar trazendo o livro “As mil e umas noites” para a discussão no Versos Diversos?
Itamara Moura: Eu escolhi o Livro das mil e uma noites porque ele trata de dois temas que para mim são muito importantes: A importância das histórias para a humanidade e a condição feminina. Além disso, este livro faz um panorama da condição humana, com histórias de extremos. Temos personagens extremamente bons, outros extremamente cruéis. Temos histórias engraçadas, de ação, de amor, aventura e também eróticas. Um livro que inspirou e inspira ainda muitos escritores.
EO: Nos dias de hoje, muitos jovens e crianças não têm o hábito da leitura. Qual sua visão sobre isso?
I.M.: Sim, muitos não têm, mas muitos têm. Ouço muitos relatos de mães que dizem que seus filhos adoram ler e isso me dá esperança. O incentivo à leitura deve ser encarado como uma responsabilidade de todos, não só dos professores de português. Escolas, associações, sindicatos, tios, avós, todos devem ser incentivadores da leitura, se quisermos um mundo melhor.
EO: Que público mais te acompanha? Mantém uma relação mais forte com eles?
I.M.: Quando escrevo, não penso muito na idade do meu público. Tento escrever de uma maneira que todos possam ler: crianças e adultos, pessoas simples e mais intelectualizadas. Cada um aproveita o que escrevo de acordo com o seu nível de desenvolvimento. A minha relação com os meus leitores se dá através das visitas às escolas e palestras.
EO: Sempre quis escrever?
I.M.: Sempre gostei de escrever, desde o primário. Adorava fazer redações. No segundo grau, fazia o jornal do centro estudantil.
EO: O que mais te inspira a escrever os contos?
I.M.: Histórias aparentemente insignificantes do cotidiano. mas que levam um personagem a refletir sobre alguma coisa, mudando de ideia ou estado emocional.
EO: Qual sua expectativa para o projeto Versos Diversos?
I.M.: Quero que todos saiam com uma nova visão sobre este livro e tenham curiosidade de lê-lo.
o que: | |
quando: |
14/abr |
onde: | Sesc São José dos Campos | Av Adhemar de Barros, 555 |
ingressos: |
grátis |