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Narrativa Transmídia: mais que uma simples convergência de conteúdos
A popularização da internet causou barulho nas mídias tradicionais. A praticidade com que a rede mundial converge em si produtos característicos da televisão, do cinema e dos meios impressos levou alguns a pensar que ela acabaria por extingui-los. Mas passado o rebuliço inicial, os meios encontraram formas de conviver com a internet, usando-a a seu favor. O que inicialmente acontecia como simples reprodução do conteúdo de um veículo em outro acabou por se sofisticar. Hoje já se usa a transmedia storytelling, ou narrativa transmídia. Mas o que significa essa expressão?
Narrativa transmídia não é a simples reprodução de um mesmo conteúdo em diversas mídias. Na verdade, é a produção de conteúdo pensando em como diversas mídias podem juntas ajudar a produzir o produto. Por exemplo, um seriado de televisão que veicula na internet conteúdo adicional que ajude a aprofundar a história. Dentro desse seriado, pode haver um personagem que escreveu um livro e, segundo a lógica transmídia, esse livro poderia ser publicado e vendido para fornecer ao público ainda mais informações sobre a narrativa. Só nesse exemplo, vemos três mídias usadas para contar juntas uma mesma história. Isso é narrativa transmídia.
O cineasta e professor João Massarolo é especialista nesse tipo de narrativa e compartilhará um pouco do seu conhecimento a partir do dia 07 de abril, na série de três aulas que dará no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. “As narrativas transmídia revolucionam não somente a modelagem de negócios da mídia convencional, mas também o próprio ambiente de mídia. A emergência desse modelo de contar histórias para multiplataformas se deu especialmente no contexto da produção seriada televisiva norte-americana, simultaneamente ao desenvolvimento das tecnologias de reprodução e armazenamento de dados, tais como o streaming de vídeo”, conta o cineasta.
As mídias sociais também se inserem nessa tendência. Um hábito cada vez mais comum é assistir televisão ao mesmo tempo em que se navegar na internet. Algumas redes sociais, como o Twitter, ganham audiência com os espectadores que desejam comentar e trocar experiências enquanto acompanham algo na TV. Conhecida como "segunda tela", a prática tem se intensificado com a divulgação de hashtags em programas televisivos. Eventos como shows e palestras também fornecem material para as mídias sociais, sendo muitas vezes transmitidos em tempo real.
O mini curso “Storytelling Transmidia: narrativa para multiplataformas” discutirá um pouco esse tipo de narrativa, analisando teoria e exemplos práticos, produtos feitos sob demanda para a internet e o impacto que esse tipo de narrativa tem junto ao público.