Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Forró For All: Sesc Itaquera homenageia o gênero com programação especial

Xilogravura
Xilogravura "Forró de Regina"/Regina Drozina/Arquivo Sesc

Arrasta-Pé, Bate-Chinela, Fobó

Típico da região do nordeste do Brasil, o forró é associado a uma festa onde se dança e se toca uma sequência de ritmos nordestinos, como baião, a quadrilha, o xaxado e o xote. Esses ritmos são executados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. 

O forró também é conhecido como arrasta-pé, bate-chinela, fobó.
Ilustração: divulgação.

Foi após a popularização do termo, nos anos 1950, que o forró passou a ter também um significado de gênero musical, já que era comum dizer "vamos dançar esse forró?". Dessa forma, o termo pode se referir a qualquer um dos gêneros acima, não fazendo diferença se é um xote ou um baião, por exemplo.

Vem debaixo do barro do chão

“De onde é que vem o baião?” pergunta a música de Gilberto Gil, gravada em 1977 por Gal Costa:

De onde vem o baião by Gal Costa on Grooveshark

A palavra “forró” tem pelo menos duas origens possíveis:

1) Da expressão inglesa "for all" (para todos)

O termo “For all” era utilizado nos convites para os bailes organizados pelos ingleses instalados em Pernambuco nos anos 1930.

2) Derivação de forrobodó

O termo forrobodó é uma expressão africana que, segundo o historiador Câmara Cascudo, significa "algazarra", "festa para a ralé", "arrasta-pé". Já o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda definiu o "forró" como a contração de "forrobodó".

Pelos caminhos do forró

A partir dos anos 1950, o forró ganhou notoriedade, principalmente através de músicas que faziam alusões aos bailes, como foi o caso de "Forró de Mané Vito", de Zé Dantas e Luiz Gonzaga, gravada em 1949 pelo Rei do Baião, que registraria ainda "Forró no escuro", também de sua autoria, em 1958.

O Forró De Mané Vito by Luiz Gonzaga on Grooveshark

Forró no escuro by Luis Gonzaga - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

Jackson do Pandeiro gravou no mesmo ano "Forró em Limoeiro", de Edgar Ferreira.

forro em limoeiro by jackson do pandeiro & gordurinha on Grooveshark

Nos anos 1970, os bailes de forró tornaram-se uma espécie de resistência para a chamada música brasileira autêntica, recebendo grande afluência de estudantes universitários. Nesse período destacaram-se artistas como Dominguinhos, Anastácia, Abdias, Marinês e sua gente, Trio Nordestino, Genival Lacerda, Clemilda, Zé Gonzaga entre outros.

Nos anos 1990, o forró ressurge com uma série de grupos e artistas do gênero, incorporando novos elementos musicais ligados à música pop. Destacam-se artistas como Frank Aguiar, Mastruz com Leite, Magníficos, Cavalo de Pau, Catuaba com Amendoim, Mel com Terra, Calcinha Preta e outros grupos.

Ainda nessa década, firmou-se uma nova vertente conhecida como "forró universitário", que teve como precursor o Trio Virgulino, primeiro grupo a fazer shows para universitários da USP. Outros nomes desse movimento foram Forroçacana, Circuladô de Fulô, Rastapé, Arriba a Saia e Falamansa. Este último, vendeu cerca de 1 milhão de cópias de seu primeiro disco.

Para a curadoria das atrações do mês do forró, o Sesc Itaquera se pautou pela diversidade, e abriu espaço para as várias "cores e sabores" do forró de São Paulo. Desde o tradicional pé de serra, passando pelas formações mais atuais, com influência do pop, até a mistura da música "caipira" com o ritmo. E para fechar a programação, Alceu Valença, um dos mais representativos nomes da música brasileira.

Fonte: Dicionário Cravo Albin

Programação: Forró For All

Todos os eventos são gratuitos e acontecem no Sesc Itaquera.

Domingo, de 8 a 22/3
Praça de Eventos – às 14h

DANÇA DE SALÃO - FORRÓ, XOTE E BAIÃO

Venha ensaiar seus passos antes dos shows

Próximos shows

Praça de Eventos – às 15h

Domingo, 8/3: LÉO CORRÊA E O TERNO DE PRIMEIRA 



Domingo, 15/3: JOÃO ORMOND: TEM VIOLA NO FORRÓ 


Domingo, 22/3: BANDA BICHO DE PÉ




Palco Orquestra Mágica – às 15h

Domingo, 29/3: ALCEU VALENÇA SHOW: FORRÓ LUNAR

 

Veja como foi a apresentação da BANDA RASTAPÉ que abriu a progbramação no domingo (1/3):