Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Telonas são montadas no bosque para exibir filmes de terror na sexta-feira 13

'O Exorcista' promete gritos no meio do bosque do Sesc Thermas de Prudente<br>Foto: divulgação
'O Exorcista' promete gritos no meio do bosque do Sesc Thermas de Prudente
Foto: divulgação

Tradicionalmente, as sextas-feiras 13 são consideradas datas de azar. A origem exata da lenda e o motivo ainda são controversos. Fato é que elas já originaram filmes e inspiraram uma porção de outros trabalhos nas artes. Uns acreditam. Outros, não. E muitos seguem olhando de canto de olho, desconfiados, prontos para rirem dos colegas mais medrosos ou gritarem ao primeiro sinal de manifestação da “danada”.

Agora, já pensou juntar a data amaldiçoada, um bosque escuro e um clássico do terror? É o que vão fazer as unidades do Sesc Thermas de Presidente Prudente e do Sesc Bauru!

Na próxima sexta-feira de março, que é 13, o Sesc Presidente Prudente vai montar um cinema no meio do seu bosque, para 200 pessoas, e passar ‘O Exorcista’. Detalhe: a exibição ocorre à noite, a partir das 19h30, e ainda terá a intervenção Fausto, baseado na obra de Goethe, que promete dar arrepios no público. A entrada será gratuita.

Para quem não lembra, ‘O Exorcista’ (1973) mostra uma garota de 12 anos que começa a exibir comportamento estranho com sinais de possessão e a saga da sua mãe e dois padres que tentam livrá-la da entidade demoníaca.

O filme marcou época e ficou cercado de mitos e lendas, como a morte de atores e trabalhadores que faziam parte da produção do longa. Por exemplo, segundo a revista Mundo Estranho, o ator Jack MacGowran, primeiro a morrer na história despencando de uma tenebrosa escadaria, morreu de verdade, vítima de pneumonia, uma semana após terminar de gravar.

O funcionário que refrigerava o quarto onde aconteceram as cenas de possessão também morreu. Assim como o vigia noturno que cuidava dos cenários, que foi morto a tiros durante uma madrugada. Um carpinteiro cortou o polegar fora e outro serrou o dedão do pé. A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha endiabrada, sofreu uma grave lesão na cena em que é atirada para longe pela filha, ainda conforme publicação da revista da Editora Abril.

Mais terror

No Sesc Bauru, o cinema também será montado no meio do breu do bosque para 50 pessoas. Na telona, às 22h da sexta-feira 13, outro clássico do terror: A Bruxa de Blair (1999).

O filme conta a história de três estudantes de cinema que se embrenham nas matas do estado de Maryland (EUA) para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

Dizem que os produtores do filme soltaram os três atores na mata apenas com uma bússola, durante oito dias, e a equipe se camuflou na floresta para evitar o contato. Eles passaram fome, sono e medo de verdade. Não sabiam o que iria acontecer na sequência da gravação e eram pegos sempre de surpresa. Tudo para dar mais realidade ao filme.

Então, vai ser tipo um filme de terror que se passa na mata assistido numa sexta-feira 13 no meio de uma mata. Sacou?
E em Bauru essa exibição vai ser apenas a abertura de uma série de seis filmes de terror, que conta ainda com longas como ‘O Bebê de Rosemary’, ‘O Exorcista’ e o ‘Iluminado’. Veja a programação completa aqui.

E aí, vai ter coragem?


'A Bruxa de Blair' abre programação de terror do Sesc Bauru. Foto: divulgação


 

o que: Cine Bosque
quando:

13 de março

onde:

Sesc Thermas de Presidente Prudente

Sesc Bauru

Filmes

O Exorcista e a Bruxa de Blair

classificação indicativa:  16 anos