Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A Retratística de Éder Oliveira

Para colorir seus retratos, Éder utiliza tintas para paredes externas<br>Foto:Fernando Bisan
Para colorir seus retratos, Éder utiliza tintas para paredes externas
Foto:Fernando Bisan

Furadeiras, cortadeiras, serradeiras, parafusadeiras, lixadeiras. A trilha sonora do ambiente é composta por essas ferramentas ruidosas, conduzidas por marceneiros e montadores empenhados na construção das alas de paredes brancas, arquitetadas para abrigar 30 obras selecionadas do conjunto que integrou a 31ª Bienal, realizada na cidade de São Paulo em 2014 e que estarão em exposição no Galpão Multiuso do Sesc Campinas, a partir do dia 25/3/2015.

Fora das alas, é possível observar um homem de estatura média e seu assistente, vestindo roupas casuais e trabalhando com uma ferramenta do tipo silencioso, mas capaz de dar cores e formas a rostos de pessoas que, via de regra, a dinâmica social prefere marginalizar, seja por conta da abordagem predominantemente racista no jornalismo policial, seja por preconceito velado.

Éder Oliveira começou a retratar essas pessoas nas paredes da capital paraense, cidade que conhece tão bem. Esse trabalho de intervenção urbana chamou a atenção dos curadores da 31ª Bienal de São Paulo, que o convidaram a ocupar duas paredes num dos pavilhões do Parque do Ibirapuera, com seus homens amazônicos, caboclos e mestiços que, na retratística de Éder, ganham a expressão de um olhar que pergunta, com firmeza e candura: por que o temor?

No vídeo a seguir, o artista fala sobre a intervenção "site specific" (trabalho planejado que dialoga com o espaço para o qual a obra é elaborada) em desenvolvimento no Galpão Multiuso do Sesc Campinas de 13 a 22/3. Assista:

 

 

A abertura da 31ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas será na noite do dia 24/3 às 20h, no Galpão Multiuso do Sesc Campinas. A visitação acontece a partir do dia 25/3 e vai até 7/6, de terça sexta das 8h30 às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. A entrada é grátis.