Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc e Ateliers Varan (FR) se unem para criação de oficina de documentários

Foto: Renaud Personnaz
Foto: Renaud Personnaz

Fundado em 1981 por Jean Rouch, em Paris – França, os Ateliers Varan rodam o mundo elaborando oficinas de roteiro, montagem e iniciação à realização de documentários em Cinema Direto.

Por que trabalhar justamente com o gênero documentário? Adriana Komives, roteirista e membro dos Ateliers Varan, responde: “Nos filmes de cinema direto temos a sensação de que a realidade ultrapassa a ficção. Quando se encontra a dramaturgia de uma situação real, aparecem as histórias que a imaginação de um cineasta de ficção não poderia alcançar. Na verdade não fazemos a distinção entre o documentário e a ficção, pois esta fronteira é muito tênue. Preferimos falar de Cinema, em oposição ao sistema da reportagem. Os filmes não são feitos sobre as pessoas, mas com as pessoas. Acreditamos que o cinema feito assim pode sensibilizar o mundo”.

A Oficina Projeto de Documentário é a primeira parceria dos Ateliers Varan com o Sesc e também a primeira Oficina de roteiro no exterior que os Ateliers realizam, pois classicamente o curso Varan é de realização. “Temos muita expectativa quanto a esta colaboração com um dos grandes agentes culturais do Estado de São Paulo e do Brasil”, conta Adriana.
O objetivo da oficina não é ajudar os candidatos a concretizar uma ideia. Espera-se que o participante já tenha sua ideia minimamente elaborada e algum material relacionado a ela para que os profissionais do Varan ajudem na criação e desenvolvimento do projeto.

Seu método consiste em aprender na prática do cinema documental para abrir seu olhar ao mundo. Ao final da oficina, além do projeto finalizado, os participantes terão um teaser de seus futuros documentários, o que poderá ajudar na transformação de seu projeto em algo real.

As oficinas compreenderão pontos como a desconstrução do processo de elaboração de um filme documentário pré-existente e a abordagem da construção narrativa, por meio do estudo da dramaturgia cinematográfica; a circunscrição da problemática do filme em elaboração, do seu centro de gravidade; e a busca de “como” o filme será feito, através do estudo dos modos e formas de construção.

Esse processo envolve seminários, mesas-redondas, exercícios de redação, filmagem e montagem de roteiros.

Informações sobre o Processo de Seleção em suas três etapas podem ser verificadas no edital de abertura de inscrições. 

O resultado final será divulgado no dia 29 de junho de 2015.

Espera-se que o sucesso da parceria seja grande, conforme comenta Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc em São Paulo: “A expectativa é que a oficina, voltada aos realizadores brasileiros de filmes documentários, crie a oportunidade para que eles entrem em contato com a longa experiência dos Ateliers Varan em formar documentaristas, a partir das práticas culturais de seus profissionais e respectivos  países de origem.”

As inscrições para a primeira etapa do processo seletivo vão até o dia 06/04/2015.