Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Biblioteca de São Paulo

Crédito: Arquivo Biblioteca São Paulo
Crédito: Arquivo Biblioteca São Paulo


A Biblioteca de São Paulo (BSP) foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010, no Parque da Juventude, na zona norte da capital paulista. Com decoração arrojada e confortável, ocupa uma área de 4.257 metros quadrados, no local onde funcionava a Casa de Detenção do Carandiru, e foi inspirada na Biblioteca de Santiago, no Chile. Projetada com o objetivo de incentivar a leitura, a BSP atua também como um centro de treinamento para todas as bibliotecas municipais do estado de São Paulo.


Acervo e tecnologia

Com estrutura pensada para fornecer conforto e acessibilidade aos usuários, a biblioteca oferece conteúdo em formatos variados, indo além dos livros tradicionais, trazendo formatos acessíveis como braile e audiolivro, além de e-readers, DVDs, CDs e jogos. Cerca de 90 computadores estão disponíveis para o público acessar a internet gratuitamente, ver filmes, ouvir música ou brincar com jogos eletrônicos. A BSP conta ainda com um sistema de gerenciamento de informação e equipamento de autoempréstimo, que permite ao leitor a retirada dos títulos de seu interesse, sem precisar usar o atendimento do balcão.


Carandiru

A inauguração da biblioteca marcou a etapa final de mudança do que foi o maior presídio da América Latina. A renovação do espaço começou em 2002, quando os primeiros pavilhões foram implodidos e deram origem, anos depois, ao Parque da Juventude. Dos sete pavilhões originais, dois foram mantidos e reformados, passando a abrigar uma escola técnica.


Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.
Tel.: (11) 2089-0800