Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Ampliação pela cultura


Criado em 1946, o Sesc é o resultado da contribuição dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo no processo de democratização do país. Desde o início, por meio de dinâmicas ligadas a ações culturais e educativas, em suas diversas vertentes, a entidade trabalha para o desenvolvimento de um corpo social mais justo.

Ao longo desses 68 anos de atuação, são realizadas programações em diferentes campos, como artes, esporte, turismo social, desenvolvimento infantil, terceira idade, saúde, educação ambiental e alimentação, a fim de promover a cidadania e a inclusão social.

Em seu exercício profissional, a instituição entende a cultura como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, crítica e renovadora. Para conquistar esse objetivo, desenvolve projetos e programas direcionados à diversidade de manifestações, à democratização do acesso, ao incentivo às novas produções e à formação de novas plateias.

No que diz respeito à música erudita, por exemplo, o foco institucional está presente em proposições que têm o intuito de contribuir para ampliação do conhecimento musical e o contato com suas possibilidades de estilos e formatos.

Para isso, o empenho institucional é alicerçado em investimentos em equipes capacitadas, estruturas e equipamentos adequados presentes nas 34 unidades no Estado de São Paulo, além do canal de TV (o Sesc TV), do portal sescsp.org.br, das Edições Sesc (edição de livros) e do Selo Sesc (com Cd’s e Dvd’s).

Tais ações demonstram o compromisso dos mantenedores do Sesc com seu público prioritário, e a sociedade como um todo, em valorizar o indivíduo estimulando a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.