Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Um viva à identidade

Crédito: Orixás/Pedro Mota
Crédito: Orixás/Pedro Mota


Atividades de valorização cultural marcam as comemorações do Dia da Consciência Negra


Homenagem a Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data em que o líder do Quilombo dos Palmares foi morto no ano de 1695. A iniciativa surgiu do Grupo Palmares de Porto Alegre, em 1971, para fazer do dia um elemento impulsionador para a consciência negra no Brasil. A data não se estabeleceu como feriado nacional, sendo facultativo aos estados, mas em 2003 foi sancionada a lei que torna obrigatório o ensino da cultura africana nas escolas brasileiras.

O quilombo de Zumbi era em uma localidade situada na Serra da Barriga, no Estado de Alagoas, onde escravos se refugiavam. Com o tempo, chegou a atingir uma população de 20 mil habitantes, por causa do aumento das fugas dos escravos das lavouras. Assim, o Dia da Consciência Negra é uma maneira de lembrar o sofrimento dos negros e o preconceito que sofreram ao longo da história, tentando garantir seus direitos sociais.

Durante o mês de novembro, unidades do Sesc na capital paulista e no interior propõem atividades que contemplem a conscientização e a identidade cultural. No Sesc Pompeia, serão realizados bate-papos e oficinas que abordam a relação entre cabelo e identidade. “O projeto chama-se Na Raiz e tem como mote principal a valorização da ancestralidade africana e dos cabelos crespos, afros e cacheados como manifestações políticas importantes no combate ao racismo”, explica a técnica de programação da unidade, Larissa Meneses.

Entre as atividades, haverá ainda oficinas de músicas e danças africanas para o público infantil, além de contações de histórias com temática afro. A expectativa é que os participantes se sensibilizem quanto aos temas da estética afrodescendente, rpor meio da reunião de iniciativas que trabalham o tema, além de atrair o público interessado para experimentar técnicas e diálogos sobre sua identidade. 

“Trata-se de uma temática crescente nas mais diversas mídias sociais e que tem aglomerado meninas e mulheres em grupos virtuais, na busca pela solidariedade coletiva e identidade cultural para combater a opressão que incide sobre a escolha de assumir os cabelos crespos”, completa Larissa.

No Sesc Vila Mariana, por sua vez, acontece o projeto Sankofa, inspirado na arte tradicional do povo Ashanti, do Golfo da Guiné, e que está associado às ideias de retorno, de ir ao passado. A proposta é trabalhar a memória musical afro-brasileira como forma de ressignificação da cultura nacional. Já o Sesc Belenzinho abre espaço para o Poéticas da Resistência, uma programação especial em torno das comemorações do centenário de nascimento da escritora Carolina Maria de Jesus e do poeta, dramaturgo, ator, artista plástico e ativista Abdias do Nascimento, figuras representativas para o movimento negro no Brasil.


 

“Na Raiz tem como mote principal a valorização da ancestralidade africana e dos cabelos crespos, afros e cacheados como manifestações políticas importantes no combate ao racismo”

Larissa Meneses, técnica de programação do Sesc Pompeia



Meio ambiente
Realizada pela ONG Ecofalante, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental reúne uma diversificada produção cinematográfica sobre assuntos do cotidiano de vários lugares do planeta. Os filmes pretendem estimular a reflexão sobre temas socioambientais da atualidade. De 18 de outubro até 9 de novembro, 28 filmes compõem a Itinerância da mostra, que em uma parceria com o Sesc vai percorrer 16 cidades do interior de São Paulo, além da capital, com sessões gratuitas e debates com especialistas em meio ambiente.


“Meu trabalho é sempre político, sem que a gente queira, como todo trabalho que trata do seu tempo.”

Robert Lepage, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. 
O diretor esteve em cartaz com dois espetáculos da tetralogia Jogos de Cartas no Sesc Santo Amaro, em outubro

 

“A peça sugere que, às vezes, talvez seja melhor apenas olhar e sentir do que pensar e falar.”

Will Eno, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
O dramaturgo é autor do espetáculo Tragédia: uma Tragédia, em cartaz até novembro no Sesc Pompeia



Ao lado
Em um casarão localizado na Rua Bom Pastor, no bairro do Ipiranga, a ocupação artística temporária do Sesc Ipiranga se encerra no início de novembro. O nome do projeto, É Logo Ali, se explica pela proximidade do novo espaço da unidade do Sesc. As atividades apresentaram a casa como um grande laboratório de experiências estéticas, com espetáculos teatrais, performances, instalações e programação infantil, que buscam ressaltar a poética do espaço, defendida pelo filósofo e poeta francês Gaston Bachelard.


Lazer e Saúde
No dia 30 de outubro é comemorado o dia do comerciário. Neste ano, outubro foi também o mês em que se iniciou a 65ª edição da Copa Sesc do Comércio e Serviços. Voltada para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, a Copa busca disseminar os benefícios da prática esportiva por meio do associativismo como forma de lazer e promoção da saúde. Com diversas modalidades esportivas, as atividades receberam inscrições até outubro e ocorrem até dezembro.


Chegada aos 60
Editada pelo Sesc SP, a revista A Terceira Idade chega a sua edição de número 60 de cara nova. A publicação passa a se chamar Mais 60: Estudos sobre Envelhecimento e traz novo projeto gráfico. De periodicidade quadrimestral, a revista ganha novas seções, como ensaio fotográfico, painel de experiências e resenhas, que permitem a ampliação das reflexões sobre o envelhecer na contemporaneidade. Mais 60 tem distribuição gratuita para instituições de pesquisa, bibliotecas, universidades e encontra-se disponível, na íntegra, no Portal SescSP (sescsp.org.br).


Muito Mais
Com concerto no Sesc Consolação no dia 21 de outubro, o Selo Sesc lançou Só Isso e Nada Mais, CD de composições do maestro e professor Olivier Toni. Com o violinista Claudio Cruz e o pianista Paulo Álvares, a apresentação contou com peças de Toni reunidas no disco, como Omaggio, de 1987, dedicada a Camargo Guarnieri, e In Memorian W. A. Mozart, de 2012. Trechos do CD podem ser ouvidos na loja on-line do SescSP (sescsp.org.br/loja).


Somos melhores
A campanha Ser Humano, Ser Melhor reuniu uma série de intervenções no Sesc Carmo em outubro, abordando a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir, na vida compartilhada. Por meio de bate-papos e ilustrações, a Escola de Rua, projeto criado pelo psicólogo Diego Macedo, promoveu o diálogo e a reflexão sobre temas variados como filosofia, psicologia, a vida e o universo.


Sustentabilidade
O Encontro de Saberes e Práticas Sustentáveis busca reunir atores comunitários, profissionais da educação e demais interessados no tema no dia 8 de novembro, no Sesc Itaquera. O evento serve como ambiente para compartilhamento de projetos com origem em demandas sociais no âmbito da educação para sustentabilidade, através de bate-papos e oficinas temáticas.


Brasil em imagens
Na exposição Agricultura da Imagem, o artista Rodrigo Braga apresenta o resultado de pesquisa pessoal, estética e conceitual desenvolvida ao longo dos últimos anos. A mostra fica em cartaz no Sesc Belenzinho até 30 de novembro. São fotografias, vídeos e objetos que trazem elementos de diferentes biomas e culturas localizadas em três estados brasileiros: Amazonas, Pernambuco e Rio de Janeiro.


Lina centenária
Em comemoração ao centenário de nascimento da arquiteta e designer ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), o Sesc Pompeia realiza uma série de atividades que mostram sua trajetória e sua produção. Exposições, shows, aulas abertas e debates integram a celebração, que vai até dezembro, mês de nascimento de Lina. Seu talento pode ser visto no projeto de edifícios que marcam a paisagem urbana de São Paulo, como o Masp e o próprio Sesc Pompeia.