Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Norman McLaren - Mestre da Animação

Norman McLaren e sua técnica de riscar e desenhar na película<br>© McLaren 2014
Norman McLaren e sua técnica de riscar e desenhar na película
© McLaren 2014

Vem cá, você sabe quem foi Norman McLaren?

Norman nasceu em 11 de abril de 1914, na cidade escocesa de Stirling. Aos 18 anos, entrou para a Faculdade de Belas Artes de Glasgow e começou a produzir filmes experimentais inspirados nos trabalhos dos russos Eisenstein e Pudovkin, abordando temáticas sociais, presentes em toda a sua carreira. Norman ignorou as deficiências dos equipamentos na época e começou a desenvolver sua principal técnica de trabalho, riscando, desenhando e pintando diretamente na película.

Dois de seus primeiros filmes foram premiados no festival amador de cinema da Escócia e impressionaram um dos membros do júri que o convidou para trabalhar no General Post Office Film Unit, em Londres. Lá, realizou seu primeiro filme profissional, Love on the Wing, produzido pelo cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti, de quem era grande admirador.


Após deixar o Reino Unido, McLaren trabalhou como cinegrafista na Espanha, em plena guerra civil, e consolidou sua posição de artista pacifista. O cenário de guerra o incentivou a partir para os Estados Unidos poucos anos depois, em 1939, onde realizou alguns filmes para o Museu Guggenheim.

Em 1941, imigrou para o Canadá e juntou-se ao National Film Board – órgão público de produção e distribuição de filmes canadenses. No NFB, fez seu laboratório de animação, criando suas obras mais famosas, como Blinkity Blank (1955), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e Neighbours (1952), premiada com o Oscar de melhor curta-metragem: 

 


Norman McLaren morreu no dia 26 de janeiro de 1987. Considerado um dos mais importantes animadores, sua arte mantém-se presente e atual, influenciando artistas no mundo inteiro.

Na programação, as oficinas Animação na Película e Conhecendo Norman McLaren e apresentação do grupo paulistano de jazz Culto ao Rim, sonorizando algumas obras de Norman. Veja a programação completa aqui

Para mais informações sobre o trabalho de Norman, visite o site oficial.

Fotos relacionadas