Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Qualidade na produção para televisão

O conteúdo nos meios de comunicação - e sua qualidade - sempre foram motivo de debate: produções nacionais, financiamento público, realizadores independentes, adaptação e importação de formatos são temas frequentes na agenda de quem trabalha com audiovisual.

E, se o mercado enfrenta mudanças em todo o mundo com o consumo via internet crescendo, o sucesso de produções de baixo orçamento e novos serviços como o NetFlix , no Brasil o assunto ganhou ainda mais destaque com a lei 12.485 - a Lei da TV Paga - que regulamentou obrigações de conteúdo nacional e independente nas operadoras de TV por assinatura.

Por aqui, novos canais foram lançados, produtoras independentes surgiram e o IBOPE dos canais pagos cresce continuamente; com isso, a busca por formatos inéditos e conteúdo de qualidade é cada vez mais importante na diferenciação e qualificação da programação dos canais e em sua busca por relevância cultural e audiência.

Não é à toa que emissoras e programadoras investem cada vez mais em workshops para a formação de novos autores, aperfeiçoamento das equipes criativas e trazem os roteiristas de grandes sucessos da TV internacional para platéias ávidas pelo passo-a-passo do sucesso.

Essa é a realidade entre as emissoras e programadoras comerciais, que disputam a audiência e, com ela, a verba publicitária que segue os telespectadores. Mas como está a evolução criativa do mercado audiovisual não-comercial?

INPUT: Divulgando ideias e práticas para TVs de interesse público


Edições de 2012 (Austrália) e 2013 (El Salvador) do INPUT reuniram profissionais de dezenas de países. (Divulgação/INPUT)

É para divulgar as boas ideias e práticas das emissoras de TV de interesse público em todo o mundo que o INPUT - International Public Television (Televisão Pública Internacional) reúne produtores e representantes de canais que têm como principal responsabilidade de sua programação a divulgação da cultura, dos valores humanos e sociais e a educação da audiência.

Criado na Itália em 1977, o INPUT reúne profissionais de diversos países; as 37 edições do evento já percorreram 21 países – EUA, Coréia do Sul, França, Irlanda e México, entre outros - e o encontro é referência entre produtores e representantes de canais que buscam ideias e participam de discussões sobre a produção de qualidade para emissoras de interesse público.

Em 2014 o INPUT acontece em Helsinque, na Finlândia; ao mesmo tempo, acontecem em outros países edições locais do Best of INPUT e do mini INPUT, eventos oficiais que divulgam, para um público ainda maior, os destaques de edições anteriores e servem de espaço para a discussão específicas da produção local para TVs.

E o Brasil recebe neste ano uma edição do mini INPUT, no Sesc Vila Mariana; além da exibição de 10 atrações destacadas da edição 2013 o mini INPUT também realizará o debate "Produção de programas de qualidade e a ética na televisão", com a mediação de  Valter Sales Filho, diretor-executivo do SescTV, e a participação de Gabriel Priolli, jornalista e professor com passagem por várias emissoras de TV, Laurindo Leal Filho, sociólogo e apresentador do programa Ver TV (TV Câmara e TV Brasil) e o documentarista e artista multimídia Lucas Bambozzi.

Se você não foi ao Sesc Vila Mariana, confira a íntegra do debate:

 

 

Confira a programação completa do evento, que acontece entre os dias 09 e 12 de abril.

PROGRAMAÇÃO

Classificação indicativa dos programas exibidos: 14 anos
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes no Sesc Vila Mariana 

Dia 09 – 20h

Debate: Produção de programas de qualidade e a ética na televisão
Mediação de Valter Sales Filho, com Gabriel Priolli, Lucas Bambozzi e Laurindo Leal Filho

Operation Mannerheim (Yleisradio / Finlândia, 2012)
Direção: Erkko Lyytinen e Gilbert Lukalia

Dia 10 – 19h

Church Men (Arte France / França, 2012)
Direção: Rodolphe Tissot

Gofer (Canal 22 / México, 2012)
Direção: Michel Grau

You Can’t Say That (Penn State Public Broadcasting / EUA, 2012)
Direção: Joe Myers

Dia 11 – 19h

Caught in Crossfire (Woow Your Life / França, 2012)
Direção: Romeo Langlois

5 Broken Cameras (Guy DVD Films / Israel e Palestina, 2012)
Direção: Emad Burnat, Guy Davidi

Dia 12 – Sessões 11h e 13h30

Bloody Daughter (Arte France / França, 2012)
Direção: Stéphanie Argerich

Bully, Brain, Bimbo, Loser (Danish Broadcasting Corporation / Dinamarca, 2012)
Direção: Sebastian Ottensten, Peter Hammer

Mercy Mercy – Portrait of a true adoption (TV2 Denmark / Dinamarca, 2012)
Direção: Katrine W. Kjær

Seeking asian female (ITVS e Center for Asian American media / EUA, 2012)
Direção: Debbie Lum

Sesc Vila Mariana

Rua Pelotas, 141
Tel.: (11) 5080-3000
Auditório – 128 lugares