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Nada se cria, tudo se remixa
 
					Em fevereiro o Sesc São José dos Campos ofereceu o workshop de Literatura “Redação & Remix”. Gilmar Silva conduziu as atividades conceituando as formas de se criar conteúdo a partir de conteúdos já existente, fazendo assim uma nova leitura daquilo que já foi dito.
Mas não necessariamente teremos um resultado igual ou parecido ao original, pois a autenticidade do “remixador” pode transformar um assunto em outro totalmente diferente apenas rearranjando as palavras. Não acredita? Veja os exemplos do que foi aprendido e praticado nesta atividade:
	Dadaísmo
	O movimento artístico que surgiu na Europa, em Zurique, no século XX, tinha como ideal o non-sense, ou seja, aquilo que foge da razão, remetendo ao infantil e imprimindo o absurdo. Como toda manifestação artística, o Dadaísmo surgiu da necessidade de combate às formas tradicionais, criticando o capitalismo e os acontecimentos políticos da época.
Um poema dadaísta pode ser produzido com a sensibilidade do acaso. Palavras e frases recortadas de revistas, colocadas de forma aleatória sobre o papel, são capazes de criar uma linguagem totalmente descabida de realidade e sentido, afirmando o movimento, como o exemplo abaixo, produzido no curso:
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"Dadaísta”, Jéssica Sayuri, Lúcia Nunes e Rafael Paccola - Poema dadaísta produzido com palavras e frases recortadas de revistas posteriormente coladas de maneira aleatória no papel
	
	Técnica Cut-Up ou Poesia Sampler
	Semelhante ao dadaísmo, a técnica literária cut-up, consiste na preparação de um conjunto de textos que são cortados literalmente em pequenas porções para depois serem rearranjados de modo a criar um texto novo.
No workshop, foram utilizados poemas haikais para exemplificar a prática.
	
“A dieta”, "Provocações" "Em 2014" e "Quem eram essas pessoas?", Jéssica Sayuri, Lúcia Nunes e Rafael Paccola - Poema produzido com as técnicas do cut-up e da poesia sampler(com rearranjo)
	
“Era de Ouro”, Jéssica Sayuri, Lúcia Nunes e Rafael Paccola - Poema produzido com as técnicas do cut-up e da poesia sampler (com rearranjo)
	
“Linhas paralelas”, Tieli C. Nakamura e Marcinha do Valle - Prosa elaborada com a técnica do cut-up e da poesia sampler (com rearranjo)
	Culture Jamming
	Com objetivo de desconstruir o ideal de consumismo, imposto pela mídia e por peças publicitárias, a técnica Culture jamming é um termo em uso desde o início dos anos 80.
Com a orientação de Gilmar Silva, os alunos aplicaram a técnica utilizando peças publicitárias de modo a inverter a conotação estética da arte.
“Gordabilidade”, “Veja tudo rodando” e “Magbumbum” - montagens produzidas com a técnica do culture jamming, que desconstrói o discurso publicitário original da peça
	
	Détournement
	Com a técnica détournement, o objetivo é criar algo diferente, autêntico e único, a partir de referências originais.
Para exemplificar, o grupo reutilizou elementos artísticos do poema de Manuel Bandeira para criar uma nova junção de linguagens e transfigurar um novo poema.
	
“Separados” - Poesia produzida com a técnica do détournement (com conhecimento prévio da obra sampleada)
	
	What would I say?
	O site What would I say automaticamente gera textos a partir de suas postagens no Facebook. As frases são formadas a partir de trechos aleatórios da rede social, o que acaba resultando em aforismos inusitados.
	
“What would I say?” - Neste poema os autores reuniram aforismos de sete usuários do site e aplicaram a técnica da poesia sampler (com rearranjo)
	
	Feliz dia da vida! 
Dá uma hora
	Ela se perde?
	O cenário não mudou,
	mas não era pudim...
	É a rádio da sua chaminé.
	E quem comeu casca de jaca
	pensando que meus tios do sul
	vieram pra bauru?
e o tempo podia ser bom...
	Nem me desejaram felicidades ontem!
	... e eu fazendo cara
	de quem comeu casca de salgadinho!
	Tomando um tiro no escuro
	Uma tentativa já.
	... e eu fazendo cara da riqueza
	tomando um creme de meu Deus!
porque tem horas que vc vem também?
“Feliz dia da vida!” , Danilo Cava - Poema sampler (com rearranjo) produzido com o app ‘What would I say? para facebook
	Deixando pra posteridade
	Quem participou do curso fez questão de dizer: o que criamos é de todos! Então as produções são todas copyleft, ou seja, os direitos não estão reservados aos autores, pode usar à vontade, desde que as fontes sejam citadas.
 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
									