Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A arte urbana de Zé Pretinho

Muro de Zé Pretinho<br>Foto: Eintan Rosenthal
Muro de Zé Pretinho
Foto: Eintan Rosenthal

Ocupação com reprodução em plotagem do Muro do artista Zé Pretinho que recria sua significação do mundo com imagens de personagens da mídia traduzidas em suas bonecas e frases que constroem seu muro inusitado na periferia. A exposição também conta com fotografias, instalação audiovisual, visita ao ateliê do artista, oficinas e bate-papos

“Minha arte é assim: sagrada e profana”

Você deve estar se perguntando: Quem é Zé Pretinho? Ele mesmo responde:

“Sou um artista e filósofo, expresso para o mundo o lixo abandonado transformado. Todos podem se orgulhar de si próprios, mesmo o pobre da periferia”

Pois bem. Ao passar pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado, em Diadema, encontra-se uma casa cujo muro a faz destoar da paisagem urbana local. Trata-se da obra de Zé Pretinho, que se utiliza de materiais reaproveitados para representar figuras públicas em bonecas, as quais habitam, junto a frases de sua autoria, a frente de madeira da casa onde vive, interferindo no espaço público, conferindo novo significado aos objetos e expressando questionamentos sociais e visões de mundo subjetivas.

A experiência estética de Helenildo Domingos da Silva (Zé Pretinho) pode ser considerada “Arte Urbana”, uma vez que atua como elemento transformador da paisagem da cidade, provocando outras leituras e percepções sobre o cenário urbano. Para o público, torna-se uma oportunidade de ir ao encontro da expressão artística num contexto pouco usual, longe dos espaços oficiais de cultura.

Segundo Brenda Gottlieb, curadora da exposição Muro do Zé Pretinho, instalada na unidade do Sesc São Caetano, a obra do artista pode ser compreendida como “a voz do oprimido criando uma resposta para a camada social privilegiada”. Sua arte possibilita a aproximação com o imaginário do autor, favorece o acesso aos bens culturais e valoriza a manifestação artística popular, a qual nasce, muitas vezes, de experiências artesanais do espírito e se traduz em narrativa visual, compartilhando com o outro um ponto de vista do universo particular sobre temas universais.

Dentro da programação, atividades que dialogam com as temáticas e linguagens desenvolvidas pelo artista: oficinas de estêncil, de lambe-lambe e de confecção de objetos a partir de materiais recicláveis; visita ao ateliê e bate-papos com Zé Pretinho. 

Clique aqui e confira a programação completa.

A exposição abre dia 10 de março e vai até o dia 20 de abril de 2014.
Curadoria: Brenda Gottlieb
Organização e Direção: Eithan Rosenthal
Cenografia: Lelou Carvalho
Fotografia: Isabel Medeiros
Gigantografia: Guto Carvalho
Paisagem Sonora: Bruno Elisabetsky
Multimídia: Iaara Rosenthal

Mais:

>> issuu.com/sescsaocaetano/docs/zepretinho_issuu

>> www.zepretinho.com/

Visite a exposição e mostre para nós o que mais gostou: #ZéPretinho #SescSãoCaetano #SescSP