Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Lugares da Cultura

A gestão cultural é objeto de crescente interesse para os profissionais envolvidos com a cultura. Artistas, gestores, educadores e outros apaixonados pelo tema buscam cada vez mais se apropriar dos conceitos ligados a essa área de estudo, de modo a conhecerem seu campo de trabalho e a qualificarem suas ações.

Para contribuir com as reflexões sobre o assunto, o Sesc São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em uma parceria inédita, realizam uma série de encontros para a apresentação e o tratamento de temas relacionados à gestão cultural.

Voltados prioritariamente aos profissionais que atuam na área, esses encontros permitirão o aprofundamento de conceitos por meio de palestras com alguns dos principais teóricos da cultura, além de promoverem a discussão sobre o encontro entre teoria e prática, nos debates com profissionais de grande experiência na produção e na gestão culturais.

Aliados aos textos de apoio, especialmente elaborados pelos convidados para a preparação dos participantes, os encontros presenciais do projeto “Lugares da Cultura” se constituirão em oportunidades singulares para o aprimoramento profissional dos trabalhadores da cultura na cidade de São José dos Campos e na região.

Programação

Março
Conceitos de Cultura
Dias 26 e 27
Os múltiplos significados da cultura ao longo da história ocidental. Produção artística e intelectual. Os conceitos e suas aplicações em diferentes contextos sociais.

Abril
Cultura e diversidade
Dias 22 e 23
O lugar da diversidade no mundo. A relação entre diversidade e identidade. Tradição, globalização e territórios. Convivência e (in) tolerância.

Maio
Cultura e educação: intersecções e limites
20 e 21
As distinções conceituais. As possibilidades e as dificuldades da intersecção entre as áreas. A cultura como parte de um processo educativo.

Agosto
Cultura e Memória
26 e 27
Patrimônio cultural: formas e locais de preservação e salvaguarda dos bens culturais materiais e intangíveis. A memória como bem cultural.

Setembro
O contemporâneo na cultura
Dias 23 e 24  
Os sentidos da cultura na atualidade. Cultura e entretenimento. Significados e valores da produção contemporânea.

Outubro
Territórios da cultura e o lugar das políticas públicas e privadas
Dias 21 e 22
As definições de política cultural. Os diferentes agentes no cenário das cidades. Ações públicas e privadas para o campo da cultura.

Novembro
Públicos da Cultura
Dias 25 e 26
Públicos frequentadores de espaços culturais. Planejamento, mediação e avaliação das ações culturais para públicos específicos.

Convidados: Ana Mae Barbosa, Célio Turino, Danilo Santos de Miranda, Dennis de Oliveira, Dilma de Melo, Teixeira Coelho, Marco Aurélio Máximo Prado, Renato Janine Ribeiro, entre outros.

Inscrições prévias, em número limitado, para cada módulo do projeto. Datas e nomes sujeitos a alteração.

 

o que: Lugares da Cultura
quando:

março a maio e agosto a novembro

onde:

Sesc São José dos Campos

ingressos:

Grátis

inscrições: aqui