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Cartas
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Prêmio Gilberto FreyreA Fundação Gilberto Freyre tomou conhecimento da sugestão do doutor Mário Amato e do professor Vamireh Chacon de se criar, neste ano 2000, o Prêmio Gilberto Freyre de Brasilidade, em homenagem ao centenário de nascimento daquele que foi o primeiro sociólogo antropólogo a estudar, compreender e reconhecer o valor do povo brasileiro.
Tal sugestão nos foi informada pelo economista Josué Souto Maior Mussalém, membro do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e integrante dos Conselhos Diretores da Fundação Joaquim Nabuco e da Fundação Gilberto Freyre. Também o próprio Vamireh Chacon, grande amigo de Gilberto Freyre, muito ligado a esta casa e conhecedor da obra gilbertiana, nos fez o mesmo comunicado, o qual está publicado na edição da revista Problemas Brasileiros de novembro/dezembro de 1999.
O presidente Fernando Henrique Cardoso, através de decreto de 13 de julho de 1999, instituiu o ano 2000 como "Ano Nacional Gilberto de Mello Freyre". De fato Gilberto Freyre teve e terá grande importância na compreensão da sociedade brasileira. Sua visão não se limitou à história, mas também à formação política, econômica e social do país.
Assim, em meu nome pessoal e dos que fazem esta fundação, recebam nossos sinceros agradecimentos pela idéia e ação de se criar um prêmio tão importante, que reconheça os valores da brasilidade.
Fundação Gilberto Freyre
Sonia Maria Freyre Pimentel
Presidente
Emigrantes
Sou brasileira de Uberlândia, mas faz cinco anos que moro na Itália. Foi a primeira vez
que passei pela revista na Internet, e gostei muito da reportagem sobre os emigrantes
brasileiros (Problemas Brasileiros no 336, novembro/dezembro de 1999).
Elisângela de Oliveira
elisa.deoliveira@insintel.com
Novos mercados
Tive a oportunidade de folhear a edição 335 (setembro/outubro de 1999) e ler diversos artigos, especialmente os que tratam de comércio exterior.
Como diretor da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, temos trabalhado determinadamente nos últimos anos na busca de novos mercados. Levar essa mensagem ao setor empresarial do estado e do Brasil é uma missão extremamente difícil. Girar a cabeça dos homens de decisão deste país que só miram para o Atlântico não é fácil mesmo.
Serafim Carvalho Melo
sermelo@zaz.com.br