Postado em
Dossiê
Imperativo, encenar
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT) chega à sua 10ª. edição. Para comemorar, o evento abrigou entre os dias 15 e 24 de julho dezenas de espetáculos que transformaram a cidade do interior paulista num palco de manifestações artísticas. Com o tema Conquista da Singularidade, peças dos mais variados gêneros foram apresentadas sob uma proposta ousada e experimental. Segundo o presidente de honra do festival e diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda (à direita na foto), o FIT/Rio Preto mobiliza o teatro nacional. “Em especial o calendário da cidade, pelo envolvimento que provoca na população, que o abraça, participa e anseia pela próxima edição.”
Vida e obra do mestre
O projeto Em Contos, do Sesc Carmo, convidou, no dia 29 de junho, a professora de literatura comparada da Universidade Mackenzie Ana Lúcia Trevisan e o escritor Milton Hatoum (foto) para comentarem a obra de Machado de Assis. A conversa focou a importância do autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899) para o mundo das letras.
A nata do cinema
A itinerância do 36º Festival Sesc de Melhores Filmes, que visita oito cidades paulistas com sete filmes nacionais e estrangeiros produzidos em 2009 e selecionados entre os mais votados, passou pelo município de Osasco, na Grande São Paulo, durante o mês de julho. Destaque para A Festa da Menina Morta (foto), primeira direção do ator Matheus Nachtergaele, no dia 2, e para Anticristo, do sempre polêmico Lars Von Trier, no dia 3. As exibições foram na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro de Osasco.
Cinema musicado
Nos dias 4, 9, 11 e 18 de julho, o Sesc Itaquera levou ao palco o projeto Todos os Sons. No primeiro e no segundo domingo do mês, os estilos representaram “temas de filmes” – dos anos de 1930 aos de 1950, interpretados pelo Trio La Dolce Vita e pelo Tempos Modernos Trio. Nos dias 11 e 18, fizeram apresentações, respectivamente, o Quarteto Imperador, composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo, e o Hercules Gomes Trio, que também interpretou canções clássicas das telas.
Animação para Rosa
De 1º a 10 de julho, a Mostra Sesc de Teatro de Animação foi destaque na programação das unidades Bauru, Ipiranga, Santana e São Carlos. Entre as atividades, houve apresentação do espetáculo Primeiras Rosas, no Sesc Bauru, que reuniu montagens de quatro textos de Guimarães Rosa, tirados do livro Primeiras Estórias e encenados pela Cia. Lumbra, do Rio Grande do Sul, pela PeQuod do Rio de Janeiro, pela paulista Cia. da Tribo e pelo Teatro Munganga – que, apesar do nome, é holandês.
“Não quero que voltem os Novos Baianos para descolarmos uns trocos, até porque com a carreira solo ganho muito mais.”
O músico Moraes Moreira, que fez parte do grupo baiano criado nos anos de 1970, em entrevista ao canal de música do portal UOL (http://musica.uol.com.br). Moreira se apresentou, nos dias 24, 25, 26 e 27 de junho, no Sesc Vila Mariana.
Piquenique no Parque
Com uma programação que contou com shows musicais, espetáculos circenses e vários jogos e brincadeiras, a unidade do Sesc em Ribeirão Preto reuniu no início de julho um público de 12 mil pessoas no Parque Jardim Botânico. Realizado ao ar livre, nos dias 3 e 4, o projeto Pic Sesc Nic teve entre os destaques as apresentações da Banda Sinfônica Cauim, da Banda Sinfônica Municipal de Santa Rosa de Viterbo e a performance circense da Cia. Paraladosanjos.
Eu na rede
Realizado pela unidade Santos, o projeto [EU] UM OUTRO [/EU] aborda a questão da identidade no universo virtual por meio de oficinas, jogos, encontros, bate-papos e da exposição interativa Imagens do Segundo Mundo – inaugurada em 17 de julho e que deve prosseguir até 22 de agosto. Além da mostra, o evento trouxe também, nos dias 17 e 25, o festival de jogos eletrônicos Avatar Games e uma oficina de foto virtual, nos dias 17 e 24. Confira as atividades de agosto no Em Cartaz.
Puro drama
Clássico do dramaturgo William Shakespeare, o texto Macbeth foi encenado no Sesc Pinheiros de 25 de junho a 18 de julho. No elenco, os atores Renata Sorrah e Daniel Dantas, e com Aderbal Freire-Filho na direção. Como de costume, o autor inglês expõe as contradições e a fragilidade da condição humana. Aqui, o drama envolve generais do exército escocês – entre eles, o personagem-título –, que se veem às voltas com três feiticeiras. Uma sessão especial, no dia 10, registrou o espetáculo em DVD.
Pequenos e perfeitos
Em cartaz durante todo o mês de julho, no Sesc Vila Mariana, a exposição Animais em Miniaturas mostra reproduções feitas no Japão, e que chamam a atenção pela impressionante semelhança com os seres reais. A atividade faz parte de uma série que lança luz sobre a arte do colecionismo em suas diversas facetas. A mostra segue até 29 de agosto.
Programa legal
O SescTV exibiu, nas quartas-feiras de julho, a série Momento Violão, com concertos realizados em todo o estado de São Paulo. O programa de estreia, no dia 7, trouxe o Brasil Guitar Duo (foto), formado pelos violonistas João Luiz e Douglas Lora. Na semana seguinte, foi a vez do alemão Franz Halász, com seu repertório que incluiu Villa-Lobos e Carlos Gardel. No dia 24, Paulo Bellinati e Weber Lopes mostraram, no palco, o repertório do seu CD Virado. No último programa da primeira temporada da série, no dia 28, está prevista a exibição do registro da apresentação do peruano Jorge Caballero.
“Desde que os Beatles começaram a influenciar o mundo inteiro, as pessoas deixaram um pouco de lado esse negócio de que a música brasileira não aceita influências externas; acho isso uma tremenda bobagem.”
O músico Jair de Oliveira fala ao jornal Diário do Nordeste. O artista fez show, nos dias 16 e 17 de julho, na unidade Ipiranga.
Oriente animado
O CineSesc exibiu, no dia 18 de julho, o longa de animação Ponyo, Uma Amizade que Veio do Mar (2009), de Hayao Miyazaki, como parte de uma mostra dedicada ao diretor japonês. O filme conta a história de Ponyo, uma “peixinha” dourada que conhece Sosuke, um garoto que a leva para sua casa e decide cuidar dela. A relação acaba se tornando uma forte amizade. Está programada para 1º de agosto outra conhecida animação de Miyazaki, O Castelo Animado (2004). ::