Postado em
Circuito Sesc de Corrida
Com a prática da atividade física segura e divertida, Circuito Sesc de Corrida democratiza o acesso à saúde e ao bem-estar
Desde sua formação, em 2005, o Circuito Sesc de Corridas cresce sem parar. Isso sem deixar de lado o objetivo de reunir diversos segmentos da população e, ao mesmo tempo, preservar os princípios que norteiam a prática esportiva realizada por todas as unidades da instituição. Seja para efetivamente correr ou mesmo para caminhar, o participante tem a possibilidade de praticar as modalidades de forma prazerosa. “O Sesc não apenas realiza a corrida, mas oferece informação e oportunidade para a prática da atividade física responsável e segura”, lembra Marcos Roberto Martins, assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo (GDFE) do Sesc.
“Toda uma estrutura é colocada à disposição, para que o acesso à atividade é democrático e autônomo.”
A estrutura e as características das provas do Circuito Sesc são bem diferenciadas. Assim como o perfil de corredores. A meia maratona de revezamento, por exemplo, é a única na cidade de São Paulo que foi transformada em modalidade coletiva. Já na realizada em Interlagos, os participantes percorrem o trajeto se deparando com vários tipos de pisos diferentes Enquanto na unidade Bertioga, a corrida na areia conduz o público a um percurso atrativo e lúdico (veja as demais provas no boxe Em forma). “Há diversos formatos que possibilitam aos alunos vivenciar uma nova opção de lazer saudável”, destaca Marcos. “A proposta estimula a iniciação esportiva natural e divertida.”
Para que a atividade física faça bem ao corpo integralmente, as características de cada indivíduo são respeitadas nas modalidades. Tanto que existe um olhar cuidadoso com relação às etapas da prática na qual o praticante está inserido. Dessa forma, o Circuito Sesc não faz premiações em dinheiro. Não estabelece nenhum ranking de vitórias e pontos, o que importa são as participações e o quanto as pessoas podem conhecer seus limites. Todos, ao final do percurso, recebem medalhas pela participação. E os três primeiros colocados recebem troféus. “A integração nas provas cria um componente de inclusão social”, comenta o técnico da GDFE. “Portanto, o grande ganho é levar a corrida para diversos lugares e pessoas.”
Saúde e bem-estar
As corridas de rua estão em moda nas grandes cidades do mundo. Um dos apelos é que a prática não requer muito recurso financeiro. Os acessórios dos participantes são simples: basta ter um par de tênis, bermuda e camiseta. No entanto, antes de sair correndo por aí, é necessário contar com uma estrutura. Por esse motivo, o Circuito Sesc tem sido realizado nas proximidades das unidades da instituição. E essa estratégia permite que o corredor desfrute de vestiários, sanitários, pontos de informação, além de conhecer outras atividades vinculadas ao evento.
Durante as provas, o Sesc organiza ainda feiras de saúde, palestras (com atletas e treinadores), informações sobre as condições físicas dos praticantes, dicas de alimentação, hidratação, entre outras orientações. De acordo com professor Rômulo Bertuzzi, doutor pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, a orientação é fundamental antes da “largada”. “A pessoa precisa ter um acompanhamento para saber o que determinado exercício vai proporcionar ao seu organismo”, explica o docente.
“Por isso, a informação auxilia o indivíduo a ter noção, por exemplo, da distância a ser caminhada ou da bebida a ser ingerida antes e depois da atividade.” Para o especialista, os benefícios obtidos na corrida ou na caminhada são expressivos. A começar pela parte fisiológica, associada à mudança da composição corporal das pessoas que praticam as atividades. “Ocorre a diminuição do acúmulo de gordura no organismo, sendo um fator importante para evitar doenças cardiorrespiratórias e vasculares”, sintetiza o professor, que destaca o exercício físico como responsável por evitar o surgimento de patologias cognitivas, como a depressão. “Estudos já demonstram que exercícios de longa duração como a caminhada e a corrida são até mais eficazes do que exercícios contemplativos ou meditação, no que diz respeito à ajuda no tratamento da depressão.”
EM FORMA
Confira as próximas modalidades do Circuito Sesc de Corridas disponíveis nas unidades.
Mais informações no portal /sesc/
SESC CONSOLAÇÃO
(dia 21 de agosto)
Características: Corrida de 5 km,
noturna, no elevado Costa e Silva.
SESC SANTOS
(dia 12 de setembro)
Características: Corrida de 10 km,
pela orla de Santos.
SESC THERMAS DE PRESIDENTE PRUDENTE
(dia 19 de Setembro de 2010)
Características: Corrida de 5 km,
10 km e Caminhada de 5 km.
SESC ARARAQUARA
(dia 26 de setembro)
Características: Corrida de 6 km e Caminhada de 3 km, sendo que as duas dividem o mesmo espaço.
SESC IPIRANGA
(dia 24 de outubro)
Características: Corrida de 21,5 km, em que os participantes estão divididos em equipes de duas ou quatro pessoas (masculino, feminino e misto). O percurso é de 5 km e 450 m.
SESC BERTIOGA
(dia 7 de novembro)
Características: Corrida de 10 km, pela orla de Bertioga (dentro do espaço de praia).
SESC BAURU
(dia 14 de novembro)
Características: Corrida de 6 km e Caminhada de 4 km, sendo que os dois dividem o mesmo espaço (a caminhada tem um local específico na rua).
SESC INTERLAGOS
(dia 28 de novembro)
Características: Corrida de 7 km e Corrida infantil, que ocorre antes do início da prova principal.
SESC BIRIGUI/ARAÇATUBA
(dia 5 de dezembro)
Características: Corrida de 5 km,
10 km e 3 km de Caminhada em percurso
rústico (trajeto em vários pisos).