Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Presidente



Teatro e Desenvolvimento Social



Tendo em vista a importância do tempo livre para as formas de produção e organização social, o Sesc São Paulo elegeu o lazer como campo de ação privilegiado para suas ações socioeducativas. Compartilhando o debate de novas idéias e experiências, foi ainda no início dos anos de 1980 que a instituição passou a oferecer a seu público uma extensa e variada programação cultural, não raro premiada e apontada como referência para o cenário brasileiro.

Neste processo, em que a instituição tem empenhando-se em investir em equipes capacitadas, estruturas e equipamentos adequados ao estímulo da produção artística, o teatro tem sido uma das mais presentes e férteis formas de expressão.

O destaque alcançado pelo Centro de Pesquisa Teatral do Sesc (CPT/Sesc), que angariou reconhecimento nacional e internacional, consolidando-se como parâmetro no desenvolvimento da linguagem cênica no país, espelha, neste sentido, o incentivo às propostas de inovação e ruptura que caracterizam a ação da instituição.

Ao lado de investimentos que tocam diretamente questões relacionadas à ampliação do mercado de produção cultural - como a oferta de espetáculos, festivais, cursos, oficinas e encontros nos 32 centros de atividade do Sesc no Estado -, o teatro reflete em igual medida a busca da entidade pela criação de canais voltados ao debate e à transmissão de novos conhecimentos sobre a realidade brasileira.

Nesse ambiente, a criação de um festival como o Mirada, Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, na cidade de Santos, reafirma a ação do Sesc em promover e estimular a compreensão de nossa sociedade e das questões que a ela se apresentam.

Considerar as relações entre o Brasil e os demais países da América Latina e da península ibérica é considerar o encontro que se reforça entre culturas que tendem a uma maior e rica aproximação. As trocas que se estendem dos bens materiais aos bens simbólicos entre o Brasil e Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, nações que compõem o Mirada, nos permite conhecer de perto o importante crescimento destes países, sobremaneira do ‘espaço’ chamado América do Sul.  

Com ações como o Mirada, o Sesc reflete o compromisso dos empresários do comércio de bens e serviços, mantenedores da instituição, com o desenvolvimento de uma sociedade fundamentada na importância do avanço econômico em associação com crescimento social.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo