Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Almanaque Paulistano

ALMANAQUE PAULISTANO

Mirante do Jaguaré

Construído em 1943, o Mirante do Jaguaré – ou Relógio do Jaguaré – está intimamente ligado à história do bairro de mesmo nome, localizado na Zona Oeste de São Paulo. O Jaguaré foi uma das poucas áreas da cidade cujo planejamento urbanístico previu a divisão entre áreas residenciais, comerciais e industriais. A construção é uma homenagem ao bairro feita pelo arquiteto Henrique Dumont Villares, sobrinho de Santos Dumont e também loteador da região, em 1935. Na época, Dumont Villares acreditava que o Rio Pinheiros fosse navegável, daí a semelhança da torre com um farol, nome pelo qual a obra é conhecida até hoje. Desde a década de 1980, o mirante encontra-se sob os cuidados da Sociedade Amigos do Jaguaré (Saja). Em 2004, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Visitações ao local são permitidas com a autorização da Saja. O telefone para contato é (11) 3714-1702.

VISTAS CONTEMPORÂNEAS

Junho no Jardim Botânico de São Paulo

Durante os dias 5, 6 e 7, no Jardim Botânico de São Paulo, serão comemorados os dez anos da ONG Pick-upau (www.pick-upau.org.br), voltada para educação ambiental. Estão previstas diversas atividades, entre elas o lançamento dos projetos Refazenda: um viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica e trazidas da Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos; Darwin: uma pesquisa sobre biodiversidade (em comemoração aos 200 anos do cientista Charles Darwin); Feira Moderna: com produtos do comércio justo (que visa à sustentabilidade econômica e ecológica); e Atmosfera: um programa de compensação e neutralização de emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa. Também de 5 a 7, poderão ser vistas a exposição Córrego Limpo, com dez painéis contendo imagens e textos sobre a situação dos córregos de São Paulo (uma iniciativa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp), e uma mostra de gravuras com trabalhos realizados na oficina ministrada pelo artista plástico Evandro Carlos Jardim no Sesc Pompeia.

Já para comemorar seus 80 anos, o Jardim Botânico vai levar à Estação República do Metrô a exposição Jardim Botânico 80 Anos, que reúne 27 imagens que retratam a trajetória do local desde a sua fundação até os dias de hoje. A exposição excursionará por outras estações até setembro. O Jardim Botânico de São Paulo fica na Avenida Miguel Estéfano, 3031, na Água Funda. O funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 3. Informações pelo telefone (11) 5073-6300, ramal 229.