Postado em
Editorial
Educação Não Formal e Crescimento
A criação do Sesc – Serviço Social do Comércio –, iniciativa dos empresários do comércio de bens e serviços, proporcionou, ainda em meados da década de 1940, um projeto de desenvolvimento para o país, que se empenhava em associar desempenho econômico e avanço social.
Diante de uma urbanização acelerada que acompanhava o crescimento do parque industrial e de comércio no Brasil, o projeto de ação do Sesc propunha trazer ao primeiro plano das discussões no país a importância da reflexão sobre o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor, seus familiares, bem como a comunidade em geral.
Passados esses mais de 60 anos de sua primeira elaboração, definida na Carta da Paz Social, de janeiro de 1946, a iniciativa do empresariado do setor se reafirma, no dia a dia da instituição, em ações levadas à prática em projetos e programas em 31 centros culturais e desportivos do Sesc no estado de São Paulo, em seu canal de TV (o SescTV), no Portal Sesc na internet e na publicação de DVDs, discos e livros.
São ações na área da cultura, esporte, educação ambiental, turismo social, Terceira Idade, desenvolvimento infantil, saúde, odontologia e alimentação, junto a públicos das mais diferentes faixas etárias e estratos sociais.
Refletindo a concepção de educação não formal como um instrumento efetivo para a transformação social, crítica e criativa, tais ações do Sesc SP, e em especial as atividades voltadas ao público adolescente, se dedicam em contribuir para o aprimoramento cultural e o estímulo ao conhecimento e à produção.
Os empresários do setor, mantenedores da instituição, entendem que é a partir do espaço aberto às atividades de educação não formal que são favorecidas as condições para que os indivíduos – e os jovens de maneira destacada – elaborem as suas proposições e, por seu intermédio e participação efetiva na sociedade, a discussão sobre o desenvolvimento de um ambiente coletivo que ofereça para todos o acesso ao crescimento, econômico e social.
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo