Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dôssie

DOSSIÊ

Virada Cultural paulista
 
Das 18 horas do dia 2 de maio às 18 horas do dia 3, a cidade de São Paulo abrigou a quinta edição da Virada Cultural que, neste ano, homenageou o Ano da França no Brasil. As unidades do Sesc participaram do evento por meio de uma programação especial. Na unidade Pompeia, por exemplo, a Virada ganhou ares de irreverência com o espetáculo Quai du Pompé, que reuniu um time de impossíveis: Falcão, Eduardo Dussek, Maria Alcina, Sílvia Machete acompanhada das drag queens do projeto Las Bibas from Vizcaya e o grupo Língua de Trapo. Já nos dias 16 e 17 de maio, a Virada Cultural Paulista reuniu cerca de 560 atrações artísticas em 20 municípios do interior do Estado. Nas cidades de Araraquara, Araçatuba, Bauru, Birigui, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Presidente Prudente, o evento contou também com as atividades nas unidades do Sesc.
.
Dia do Desafio
 
A 14ª edição do Dia do Desafio aconteceu em 27 de maio com o tema Você se mexe e o mundo mexe junto. A proposta do projeto, coordenado pelo Sesc no continente americano, é levar as pessoas a praticar atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar. Como incentivo, as cidades participantes disputam simbolicamente qual delas movimentará o maior número de habitantes – São Paulo, por exemplo, “desafiou” Bogotá, na Colombia. Nas Américas, 22 países participam do evento.

 

Gastronomia é cultura
 
A unidade Carmo realizou, no dia 28 de maio, o evento Gosto e Sentidos da Grécia, parte da série Paladares e Culturas do Mundo, que procura mostrar como a gastronomia está fortemente ligada ao lazer e à cultura. A atividade teve show da banda Sidera e, em seguida, demonstração e degustação de um prato típico grego com o chef Mário de Carvalho. A iguaria da vez foi ensopado grego de carneiro e alcachofra. O Paladares e Culturas do Mundo acontece a cada dois meses.

 

Mês da fotografia
 
O Sesc São Paulo realizou, durante o mês de maio, atividades em comemoração ao Mês Internacional da Fotografia em três de suas unidades na capital. De 20 a 28 de maio, o Sesc Pompeia e o Sesc Santana apresentaram a mostra FotoAtiva Pará – Cartografias Contemporâneas, com 100 trabalhos de 43 fotógrafos, formando um panorama da associação de fotógrafos FotoAtiva, criada nos anos de 1970 no estado do Pará. O projeto incluiu ainda oficinas e mesas de discussão. Já o Sesc Vila Mariana inaugurou, no dia 14, a exposição Repaisagem, com imagens do artista Marcelo Zocchio, que misturam, digitalmente, cenas do passado e do presente de São Paulo. O evento segue na unidade até 14 de junho e também inclui oficinas.

 


Múltiplas artes
 
Inaugurada no dia 30 de abril, a mostra Geraldo de Barros – Modulação de Mundo, reúne a produção do pintor, fotógrafo e designer paulista. A exposição, que tem curadoria de João Bandeira e curadoria adjunta de Fabiana de Barros, cobre as diversas facetas do artista, das séries de fotografias Fotoformas e Sobras aos móveis desenhados por ele, passando por alguns de seus quadros-objeto feitos de fórmica laminada. Em 7 de maio foi exibido o filme Geraldo de Barros – Sobras em Obras, de Michel Favre, seguido de um bate-papo com o cineasta, o arquiteto Mauro Claro e a pesquisadora de fotografia Heloísa Espada. A mostra segue até 28 de junho.

 

Imagens do Oriente
 
O CineSesc realiza, durante o mês de junho, a terceira edição da mostra Imagens do Oriente, resultado do encontro de jovens cineastas iranianos com estudiosos brasileiros, árabes e descendentes. Neste ano, o evento apresenta filmes árabes, iranianos, turcos e curdos, e também os colóquios Irã e o Mundo Árabe sob a Lente dos Documentários e Olhares Femininos sobre o Oriente Médio, além de uma programação de curta-metragens. Confira datas e horários no Em Cartaz desta edição. A mostra é uma realização conjunta com o Instituto do Mundo Árabe e Prefeitura do Município de São Paulo.

Diversidade

 

O Sesc São Paulo promoveu, de 19 a 21 de maio, o seminário Identidade e Diversidade Cultural – Para Uma Cultura da Convivência do Diverso, no Teatro Paulo Autran, na unidade Pinheiros. A abertura do evento contou com as presenças do diretor regional do Sesc Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional, e do músico e ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil, como conferencista convidado.



Quadrinho dançado
 
Foi apresentado no Sesc Santana, entre os dias 8 e 10 de maio, o espetáculo de dança Isso Aqui Não É Gotham City, com o Grupo de Dança 1º Ato. Dirigida por Suely Machado e com coreografia de Paulinho Polika, a obra transporta para o palco quadros e “takes dançados”, inspirados no mundo das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados.


Diversidade sertaneja
 
Tiveram início em maio as atividades do projeto Ser Tão Cariri, realizado pelo Sesc Ipiranga e que propõe uma verdadeira viagem pela chamada região do cariri cearense. Foram exposições, shows, seminários, exibição de filmes, oficinas literárias e atividades para crianças cujo objetivo foi mostrar a diversidade da região. Entre os destaques no mês passado, Marcelo Camelo como convidado do grupo Os Cabinha, o show da banda Cordel do Fogo Encantando e uma oficina de rádio para crianças. O projeto segue pelo mês de junho – como é o caso da mostra Olhares sobre o Sertão, em cartaz até o dia 28. Confira a programação deste mês no Em Cartaz.
 

Para o mundo ver

A identidade visual da Mostra Sesc de Artes 2008 foi selecionada pela Associação Norte-americana de Design (Aiga – www.aiga.org), entre mais 3800 inscritos, para fazer parte da 30ª mostra seletiva anual da organização. Catálogo, convite e programa da Mostra Sesc farão parte de uma exposição realizada na sede da Aiga, em Nova York, do catálogo do evento e também do site Design Archives (http://designarchives.aiga.org), que abriga os trabalhos participantes das 30 edições da seletiva. O projeto de identidade visual da Mostra 2008 foi desenvolvido pelos designers Celso Longo e Daniel Trench.

 “Sempre no chão, pé no chão, nada de altura, fui criado no morro e gosto de samba no pé”
 
Luiz Melodia, em entrevista ao site Esquina do Samba (www.esquinadosamba.com.br). O músico se apresentou com a Sinfônica Heliópolis, no dia 17 de maio, no projeto Som em Sintonia, do Sesc Itaquera.

“É difícil apontar a fronteira entre a vivência e teoria”
 
Fernanda Montenegro em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. A atriz está em cartaz no Sesc Consolação, até 28/06, com o espetáculo Viver Sem Tempos Mortos, com direção de Felipe Hirsch