Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Almanaque Paulistano

REVISTA E - MARÇO 2008

 

  Capela São Miguel Arcanjo

Em 1560, o padre José de Anchieta construiu uma igrejinha dedicada a São Miguel Arcanjo, como parte das ações de expansão da evangelização dos jesuítas na terra recém-descoberta por Pedro Álvares Cabral. O povoado que se ergueu ao redor desse templo viria a ser um dos primeiros bairros paulistanos, São Miguel Paulista. Em 1622, uma nova igreja dedicada ao santo foi construída, dessa vez pelo padre João Álvares e pelo bandeirante Fernão Munhoz, substituindo a construção original.

E é essa que pode ser vista até hoje na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, número 11. Aberta para missas, batizados e casamentos, a capela é o templo religioso mais antigo da cidade e mantém algumas peças de sua construção original, como a pia batismal e a bancada de comunhão, esculpida em jacarandá. A capela foi tombada pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), em 1938, e encontra-se em processo de restauração desde março de 2006.




  Vistas Contemporâneas - Memorial da América Latina

Inaugurado em 18 de março de 1989, o Memorial da América Latina foi criado com o objetivo de ser um local destinado à reflexão sobre as relações políticas, históricas e culturais entre os países latino-americanos. O espaço foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, também autor da escultura A Mão, símbolo do memorial, uma imensa palma por onde escorre um fio de sangue que forma o desenho do mapa da América Latina. O local existe ainda para acrescentar ofertas de atividades culturais à cidade.

Entre outras atrações, há uma biblioteca com mais de 30 mil títulos, enquanto o Pavilhão da Criatividade reúne cerca de 2 mil peças de arte popular latino-americana - além da Galeria Marta Traba, que recebe exposições periódicas. O Memorial da América Latina fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda. Para mais informações, o telefone é 3823-4600.