Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

REVISTA E - MARÇO 2008
Como em qualquer metrópole mundial, o trânsito é um problema sério. Com diferentes gradações, é algo que perturba tanto os nova iorquinos como os parisienses. Em São Paulo, uma das maiores megalópoles do planeta, é algo que perpassa o cotidiano de todos os seus moradores. A matéria de capa flagra os paulistanos que usam os momentos críticos dos terríveis engarrafamentos para usufruir programas culturais e cursos oferecidos nestes momentos de grave falta de circulação. Mostra como existem pessoas que, fugindo do estresse, se deliciam ao ouvir um concerto de música erudita ou matriculam-se num programa de literatura. E atestam como o habitante de São Paulo reage criativamente a tais percalços.

Na Entrevista, o sociólogo Sergio Adorno, diretor do Núcleo de Violência da Universidade de São Paulo, comenta a pobreza e a criminalidade nas grandes cidades brasileiras.

Em Encontros, o professor e pesquisador italiano Federico Croci fala da imigração italiana e, em Depoimentos, o curador Jean Gallard.

O Em Pauta discute as relações entre memória e cultura, tema de seminário ocorrido no Sesc Vila Marina, em artigos exclusivos do urbanista Jorge Wilheim e do professor de sociologia Paulo Menezes.

No Almanaque Paulistano, a Capela de São Miguel Arcanjo, a mais antiga de São Paulo e, em Vistas Contemporâneas, o Memorial da América Latina.

Entre as reportagens, um perfil do dramaturgo Eugene O´Neill, a popularização da língua portuguesa e o acesso à música erudita.

Passos, de João Anzanello Carrascoza, é a nossa Ficção Inédita.


Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo