Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê

REVISTA E - Outubro 2006

 

 

 

Comemoração de 60 anos
Foi realizada no dia 13 de setembro, na unidade Pinheiros, a cerimônia de comemoração dos 60 anos do Serviço Social do Comércio, Sesc, criado por meio do Decreto-lei nº 9.853, assinado pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. A ocasião foi marcada por show do cantor Caetano Veloso e seu filho Moreno, e contou com a presença de personalidades e autoridades como o Governador de São Paulo Cláudio Lembo e do Ministro da Cultura Gilberto Gil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Que bom que um dia, 60 anos atrás, alguém quis criar o sistema S, porque transferiu para a iniciativa privada a possibilidade de construir o novo, através da cultura e esporte. Confesso que eu vejo no Sesc, a todo momento, atividades que me emocionam"


O Governador Cláudio Lembo em cerimônia de comemoração dos 60 anos do Sesc

 

 

 

"Nossa instituição é um sistema vivo. Nela está a base da responsabilidade social que não se encerra em si mesma: fazemos parte de um meio social maior. Por isso a necessidade permanente de contribuir e compartilhar, sempre em prol do coletivo"


O Presidente do Conselho Regional do Sesc São Paulo Abram Szajman na ocasião da comemoração dos 60 anos da instituição

 

 

 

"Nessa fase em que o Ministério da Cultura tenta renovar o repertório das preocupações com relação à cultura, o Sesc tem respondido de forma imediata, como parceiro direto. Queria parabenizar todos vocês por esses primeiros 60 anos"


O Ministro da Cultura Gilberto Gil em cerimônia de comemoração dos 60 anos do Sesc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Duplo parabéns
Em comemoração ao aniversário de 60 anos de ambas as instituições, até quinze de outubro a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e o Sesc São Paulo realizam o evento Fiteiro Cultural. O evento pretende incentivar o desenvolvimento de ações culturais, reunindo performances, debates, conferências e oficinas com a participação de artistas e curadores nacionais e estrangeiros. Idealizadas por Fabiana de Barros e pelo coletivo de arte Espaço Coringa, as atividades do Fiteiro são realizadas no Sesc Pompéia e no campus da PUC/SP e integram a programação da Temporada Sesc de Artes deste ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Itamar em livro

O compositor Itamar Assumpção completaria 56 anos em setembro. Para comemorar a data e marcar o lançamento do songbook de sua obra, Pretobrás - Por Que (que) Eu Não Pensei Nisso Antes (Ediouro, 2006), o Sesc Pompéia realizou uma série de shows. No palco, Alzira Espíndola, Ná Ozzetti, Suzana Salles e Naná Vasconcelos. O músico Arrigo Barnabé pontuou as apresentações com um roteiro explicativo dos discos, auxiliado por imagens e filmes sobre o homenageado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Sesc na Popkomm

O Sesc São Paulo foi convidado para participar do estande brasileiro montado na 18ª Popkomm - considerada uma das três melhores feiras de música do mundo e que foi realizada de 19 a 22 de setembro em Berlim, na Alemanha - para mostrar os produtos por seu braço fonográfico próprio, o Selo Sesc. Reunindo outras instituições e artistas sob o mote Brazilian Experience, o espaço foi organizado pela Brasil, Música e Artes (BM&A), em parceria com a APEX-Brasil, o Ministério da Cultura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Pela primeira vez este ano um país não europeu foi homenageado pela Popkomm.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Dona dos passos

Morreu no mês de setembro, aos 92 anos, a bailarina Renée Gumiel, uma das mais importantes representantes da dança contemporânea no país. Nascida em Saint-Claude, na França, ela radicou-se em São Paulo na década de 50. Renée trabalhou, entre outros, com o diretor francês de teatro Jean Cocteau e o compositor russo Igor Stravinsky. No Brasil, teve a própria escola, além de lecionar no Teatro-Escola Célia Helena, e fundou a Companhia de Dança Contemporânea Brasileira. Recentemente participou do espetáculo Os Sertões, de José Celso Martinez Corrêa. Em sua trajetória, o Sesc São Paulo esteve presente em muitos momentos. Um dos pontos de intersecção foi a homenagem aos 90 anos da bailarina, comemorados em 2003, no Sesc Vila Mariana, com a realização de um espetáculo idealizado por Inês Bogéa que reunia dança, leitura de textos e apresentação de vídeos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Nos 27 anos que duraram minhas escolas, 16 mil alunos passaram por elas. Os maiores bailarinos, como Marika Gidali, Peter Hayden, Ismael Ivo e Victor Austin, aprenderam comigo. Fiz muitos deles deixar a dança clássica para abraçar a moderna."


Renée Gumiel (1913-2006), bailarina, em entrevista à Revista E de dezembro de 2003

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Caymmi por Caymmi

Em comemoração aos 60 anos do Sesc São Paulo, a família Caymmi prestigiou o palco da unidade Pinheiros, em setembro, com um show de Nana, Dori e Danilo em homenagem ao pai, Dorival Caymmi. O compositor baiano é autor de canções inesquecíveis, como O Que É Que a Baiana Tem?, sucesso na voz de Carmem Miranda no fim da década de 30, e Marina, gravada em 1947 por Dick Farney.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Masculino e feminino

No espetáculo Borboletas de Sol de Asas Magoadas, em cartaz no Sesc Avenida Paulista até 8 de outubro, o público é convidado a entrar na casa do travesti Bety para ouvir as histórias do dia-a-dia de alguém que nasceu com corpo de homem, mas vive em um universo feminino. A idéia é que a platéia mergulhe em um mundo marcado pelo preconceito, mas também repleto de humanidade. Na pele de Bety está a atriz Evelyn Ligocki - autora do texto e diretora do espetáculo, ao lado de Celina Alcântara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como era e como está
Em comemoração ao Dia da Árvore, o Sesc Interlagos realizou em setembro o seminário Biomas Brasileiros, no qual se discutiu a situação da vegetação brasileira. Os debates foram divididos de acordo com os diferentes ecossistemas nacionais: cerrado, caatinga, mata atlântica, Amazônia, pampa e pantanal. A atividade foi destinada a educadores, biólogos, engenheiros agrônomos, gestores ambientais, profissionais da área de cultura e lazer e estudantes interessados no tema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Brasil singelo

Segue até 31 de janeiro de 2007, no Sesc Piracicaba, a Bienal Naïfs do Brasil 2006. Para essa oitava edição, a unidade recebeu inscrições de 392 obras de artistas de 20 estados. Desse total, estão expostas 115 obras selecionadas pelo júri na Mostra Oficial e outras 75 na Mostra Especial entre Culturas: Matrizes Populares. A curadoria do evento é de Ana Mae Barbosa, professora titular do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Sesc na ONU
A ONU realizou sua 59ª Conferência Anual do Departamento de Informação Pública e Organizações Não Governamentais (ONGs) entre 6 e 8 de setembro em Nova Iorque. Comitês de 67 países de todos os continentes reuniram-se para debater a elaboração de políticas de aproximação entre as ONG's e a ONU e discutiram as Metas do Milênio e as estratégias de fortalecimento e colaboração entre organismos internacionais e locais junto à sociedade civil afim de que experiências bem sucedidas possam ser aplicadas em diversos países. O Brasil foi representado no evento pelo Comitê Conversando com as Nações Unidas (CNU) - Brasil, presidido pelo empresário Cláudio Szajman, que esteve presente junto com o diretor regional do Sesc Danilo Santos de Miranda, representante do Sesc, Senac e Federação do Comércio de São Paulo dentro do CNU.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

volta ao início