Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da redação

REVISTA E - Outubro 2006

 

 

A paisagem na hora do almoço paulistana sofreu fortes alterações nas últimas décadas. Seja pelo tamanho da metrópole - umas das cinco maiores do mundo -, seja pela modernização da área alimentar, o meio-dia irá flagrar milhões de pessoas comendo desde um simples sanduíche a uma salada verde ou se fartando num rodízio de carnes. E isso se dá em um dos milhares de estabelecimentos, entre bares, restaurantes e lanchonetes - quase 28 mil, segundo os últimos dados. Através de entrevistas com especialistas e de depoimentos de comensais, a matéria de capa registra o novo cenário, e suas implicações para a saúde, forjado em uma das horas mais importantes para todos os trabalhadores.


A Entrevista traz uma conversa exclusiva com a atriz Cleide Yáconis, uma das mais importantes atrizes brasileiras, que fala sobre interpretação teatral e de seus parceiros de palco, como Ziembinski e Paulo Autran.


No Em Pauta, o professor de teoria literária Paulo Franchetti e o poeta e tradutor Nelson Ascher discutem o que leva uma obra de arte ser considerada clássica por seus contemporâneos.


Entre as reportagens, o universo mítico e criativo do escritor João Guimarães Rosa, os violeiros modernos e o musical UM Minuto de Silêncio.


O cineasta José Mojica Marins, em Depoimentos, fala sobre seu personagem Zé do Caixão, e Encontros traz o publicitário e professor Celso Piratininga.


O prédio da Secretaria de Estado da Justiça de São Paulo, no Pátio do Colégio é o destaque do Almanaque Paulistano; e Vistas Contemporâneas revela o Jardim Botânico.


Godofredo de Oliveira Neto, na Ficção Inédita, apresenta o Pagode das Cagarras. No Em Cartaz, a programação de outubro do Sesc São Paulo.




Danilo Santos de Miranda

Diretor Regional do Sesc São Paulo