Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê

Tarsila em cena
Tarsila do Amaral e as figuras centrais do modernismo brasileiro são os personagens do espetáculo Tarsila, que segue em cartaz até maio no Teatro Sesc Anchieta. Com direção de Sérgio Ferrara e dramaturgia de Maria Adelaide Amaral, a peça revela a intimidade desses artistas através de suas próprias palavras, retiradas de textos ou cartas que trocaram. A montagem serviu também de justificativa para a realização de encontros e debates com os artistas envolvidos no trabalho no projeto Reflexos de Cena, do Sesc Consolação.

"A obra dos modernistas está aí, ainda presente, consagrada, estudada, disponível para quem quiser conhecer melhor. Interessam, para nós, as pessoas"
Esther Góes, que interpreta Tarsila no espetáculo

Poesia
Em 14 de março se comemora o Dia Nacional da Poesia. Para marcar a data, o Sesc Santo André preparou uma programação especial. Oficinas de haicai, exibição de filmes, teatro, exposição de foto-poemas e, como não poderia faltar, recitais compuseram o evento. Entre os convidados, Alice Ruiz, Arnaldo Antunes, Jorge Mautner (foto) e Clarice Abujamra.

Cinema Comentado
Apresentar filmes essenciais da cinematografia mundial e debater a força e o poder dessa arte é o objetivo do projeto Cinema Comentado (e Pensado), que volta a fazer parte da programação regular do Sesc Belenzinho. A cada edição é apresentado um filme, sucedido de um debate coordenado por críticos, professores e teóricos convidados. Em março, apresentou-se O Homem da Câmara, de Dziga Vertov, comentado por Laymert Garcia dos Santos; e Amélia (foto), de Ana Carolina, comentado por Stella Senra. Para abril estão programados Matrix e Ilha das Flores.

Miranda
Estreou em março no teatro do Sesc Belenzinho o espetáculo infanto-juvenil Miranda, com dramaturgia e direção de Vladimir Capella e cenário de J.C. Serroni. A peça, que conta com 20 atores em cena, entre eles Caio Blat e Caco Ciocler, tem música executada ao vivo e narra a história de uma menina abandonada que luta para conquistar justiça e liberdade.

"O teatro pode e deve alçar maiores vôos na tentativa de ajudar o homem a encontrar significados para a sua vida. Principalmente quando esse homem é uma criança"
Vladimir Capella

Dramaturgia
Somente durante um breve tempo a partir do final da década de 1950 o teatro brasileiro usufruiu de expressiva recepção junto ao público, meios de comunicação e comunidade intelectual. Esta é a opinião do pesquisador Welington Andrade, que ministra de março a junho os Encontros com a Dramaturgia Brasileira, no Sesc Ipiranga. Os organizadores do projeto defendem que o estudo panorâmico da história do texto teatral brasileiro é imprescindível. "Acreditamos que, por meio dele, podemos estabelecer um instigante diálogo com nosso projeto de nacionalidade", afirma Welington.

Mídia Tática
O Sesc Avenida Paulista recebeu em março o festival Mídia Tática, um desdobramento do evento holandês Next Five Minutes, atualmente em sua quarta edição. O projeto promoveu palestras, performances e workshops com a idéia de propagar as potencialidades midiáticas que se tornaram possíveis graças ao avanço tecnológico. Participaram do evento, entre intelectuais e artistas, o presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Abram Szajman (na foto, à esquerda), e o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda (à direita).

"A antena não é apenas parabólica. Ela tem a ressonância de uma cabaça de berimbau, uma cabaça parabólica que poderia simbolizar a utopia digital brasileira"
Gilberto Gil, que participou da abertura do Mídia Tática, no Sesc Avenida Paulista

Hermeto
Onze anos depois de entrar em estúdio pela última vez com sua banda, Hermeto Pascoal voltou a gravar acompanhado de seu quinteto no disco Mundo Verde Esperança. O lançamento oficial do CD aconteceu no final de fevereiro no Sesc Vila Mariana. Depois disso, o multinstrumentista levou seu show para sete unidades do interior.

"Às vezes recebo uns CDs que não têm nada a ver com a minha música. Eles põem aqueles sons eletrônicos e uns efeitos antigos, como se fossem inspirados em mim. Aí fico pensando: 'Será que sou tão louco assim?'"
Hermeto Pascoal

Imagens da Dança
Promover uma maior aproximação entre o público e a dança contemporânea é um objetivo perseguido insistentemente por companhias e bailarinos. Para alcançar essa meta, o Sesc Consolação promoveu a segunda edição do projeto Imagens da Dança, que teve como proposta apresentações fora do espaço tradicional do palco e um contato mais direto com os espectadores. Entre as companhias convidadas, a Nova Dança 4, Lara Pinheiro (foto) e a Corpos Nômades, que apresentaram workshops, espetáculos e intervenções.

Ponto In Comum
No final de 2001, o Sesc Ipiranga convocou Mônica Salmaso (foto) e o produtor Homero Ferreira para conceberem um projeto em que a cantora ancorasse encontros musicais. Nascia Ponto In Comum, uma série de apresentações que teve quatro edições em 2002 e que reestreou, em março, com o tema Vida Cabocla - O Interior da Música Brasileira. Mônica, Paulo Freire, Zé Alexandre, Ari Colares e Toninho Ferragutti participaram das apresentações que conduziram o público pelo rico universo dos compositores de música caipira e dos contadores de "causo".

Os melhores de 2002
Segue até 6 de abril o Festival Sesc de Melhores Filmes 2002 no CineSesc. Os 30 filmes exibidos foram selecionados através de votação de crítica e público. Na noite de abertura do evento foram entregues os troféus criados por Emanoel Araújo para os vencedores na categoria nacional: Fernando Meirelles (melhor filme e direção, por Cidade de Deus - foto), Lázaro Ramos (melhor ator, por Madame Satã) e Sabrina Greve (melhor atriz, por Uma Vida em Segredo). Os vencedores estrangeiros foram Fale com Ela (melhor filme), Pedro Almodóvar (melhor direção, por Fale com Ela), Ricardo Darin (melhor ator, por O Filho da Noiva) e Isabelle Huppert (melhor atriz, por A Professora de Piano).

ABC do samba
Em março o Sesc Pompéia realizou uma homenagem a três das mais importantes sambistas brasileiras: Alcione, Beth Carvalho e Clara Nunes. A partir de meados dos anos de 1970, as cantoras, que se tornariam conhecidas como ABC do Samba, revolucionaram o mercado fonográfico nacional, abrindo caminho para que as mulheres sambistas pudessem gravar. Participaram da homenagem cantoras da nova geração como Vanessa da Mata, Ceumar e Alessandra Maestrini.

Mostra Cubana
O Sesc Piracicaba promoveu em março a mostra Novos Realizadores Cubanos, que apresentou 15 filmes da nova safra de cineastas da ilha. "Nossa preocupação é ampliar o conceito de cinema cubano que, até o momento, predomina nos estudos historiográficos", afirma o curador Juan Antonio García Borrero. Para tanto, o evento reuniu trabalhos que representam a diversidade dos centros produtores de audiovisual do país e que espelham os olhares ecléticos de seus realizadores.

Segundas em Cena
O projeto Segundas em Cena, desenvolvido há cinco anos pelo Sesc Pinheiros, reiniciou suas atividades em março com a proposta de enfocar repertórios de importantes artistas do teatro brasileiro. O convidado dessa edição foi Elias Andreato (foto), que apresentou, além do espetáculo Van Gogh, dirigido por Márcia Abujamra, leituras dramáticas de Casa de Loucos, de sua autoria, e Obscenidades para uma Dona de Casa, de Ignácio de Loyola Brandão.

"Me empolgo, fico excitado com a resposta das pessoas. Moro fora. Nosso sonho não é mostrar o que está fazendo para a mãe da gente?"
César Camargo Mariano, pianista radicado nos EUA, comentando sua emoção ao apresentar o novo disco ao lado do violonista Romero Lubambo, no Sesc Vila Mariana