Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Café com a vizinhança do Sesc Mogi das Cruzes

A confeiteira Valéria Xavier pensa em ampliar seu negócio com a chegada do Sesc.
A confeiteira Valéria Xavier pensa em ampliar seu negócio com a chegada do Sesc.

O Sesc Mogi, a ser aberto ao público a partir do dia 06 de novembro, tem uma vizinhança pra lá de heterogênea, diversa e simpática. A camaradagem, solicitude e cordialidade imperam nas imediações, e o povo que ainda responde ao um simples “Bom Dia/BoaTarde” observa curioso as modificações trazidas ao antigo clube do Socorro, onde o Sesc está instalado, na rua Rogerio Tácola, 118.

Os cerca de 27 mil metros quadrados do espaço foram revitalizados, reformados e transformados, nessa primeira fase, em áreas de recreação, artes, esportes, convivência, leitura e muito mais, em um processo que vem chamando a atenção da vizinhança.

Para um dos proprietários da Mogivet, loja pet e clínica veterinária, instalada a poucos metros do Sesc, Alcindo Cecin Rosinha, a presença do Sesc só vai ajudar o bairro. Segundo Boy, como ele é mais conhecido, o benefício se estende a todos e faz o correto uso de um espaço tão importante para os mogianos.

Sr. Alcindo (Boy) revela o quanto o Sesc era esperado pelos moradores do bairro e da cidade.

Há mais de 33 anos na região, Alcindo relembra a luta de alguns atletas, que tentavam manter o espaço esportivo em atividade, mas conta que aos poucos foi sendo degradado. Ele lembra saudoso a veterinária que começou atendendo uma demanda agropecuária, com animais de grande porte inclusive, como cavalos, e como esse processo de crescimento urbano foi se expandindo e diminuindo o espaço rural. Nesse ritmo, ele viu sua loja atender cada vez mais animais de pequeno porte até o momento atual. O negócio de família já está na 2ª geração e segue em frente, sendo o filho e o sobrinho veterinários como ele.

Ansioso para conhecer como ficaram as instalações do Sesc Mogi, ele alerta para o problema urbano que não é exclusividade dessa cidade, o trânsito. Segundo ele, o movimento que já era grande no entorno, só tende a aumentar, o que não impede o acesso que poderá ser feito inclusive de bike.

Já a confeiteira Valéria dos Santos Alves Xavier, instalada nas imediações há 8 anos, comemora o aumento do movimento em sua pequena loja desde a chegada do Sesc. A ex-administradora, que deixou o salário certo por um empreendimento no ramo gastronômico, afirma que o seu comércio mudou para melhor. Ela espera inclusive ampliar o espaço, pensado inicialmente para trabalhar apenas com encomendas e eventos.

Valéria, que é mãe, diz sentir a felicidade dos clientes quando entrega um bolo, especialmente quando é para seus clientes mirins, as crianças. Como todo pequeno empreendedor, ela conta que balançou com a pandemia gerada pela Covid-19, mas que, aos poucos, viu os doces que fabrica de forma artesanal serem pedidos como remédio e carinho para driblar o prolongado distanciamento.

Mogiana de nascença, a proprietária da Baking by Valéria – confeitaria artesanal celebra a chegada do vizinho Sesc e comenta que antes tinha que ir a outras cidades para usufruir de benefícios como programação infantil, ginástica e muito mais. “Agora teremos tudo logo ali”, finaliza.

O Sesc Mogi fez amigos muito antes de abrir as portas. Um deles é Benedito Moreira da Silva, um dos proprietários da Padaria Nossa Senhora do Socorro, que tem serviços de panificação, lanchonete, restaurante e pizzaria. Ele, que emprega pelo menos 20 funcionários, toca seu negócio, que está na praça 18 de Junho desde 1956.

Sr. Benedito, especialista em pães, simpatia e bom atendimento, há pelo menos 56 anos no bairro do Socorro.

Benedito conta saudoso o namoro que rendeu casamento com dona Madalena, filha dos proprietários da padaria, com quem formou sua família. Os sogros oriundos da Ilha da Madeira (Portugal) se estabeleceram na região nos anos 50. Benedito viu o movimento crescer com funcionários da nova unidade e prevê que será ainda maior depois da abertura. Para o comércio que já está em sua 3ª geração, ele pretende fazer reformas, tendo assim uma padaria mais moderna a partir de 2022. Indagado sobre tomar um cafezinho no Sesc Mogi, ele disse que não só aceita, como ainda leva o pão.

Serviço
Abertura da unidade Sesc Mogi das Cruzes
Dia 6 de novembro, a partir de 14h

Agendamentos para conhecer os espaços da unidade: a partir do dia 3 de novembro pelo aplicativo Credencial Sesc SP

Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 13h às 22h

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

 

Exposição Ausente Manifesto: ver e imaginar na arte contemporânea

Curadoria Cauê Alves e Pedro Nery

Abertura: dia 6 de novembro, a partir de 13h

Até 20 de fevereiro de 2022

Classificação indicativa: Livre

Agendamentos para a exposição: 

A partir do dia 3 de novembro pelo aplicativo Credencial Sesc SP

Entrada gratuita