Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Como incubadora de projetos sociais, Sesc Consolação oferece qualificação para dez Organizações da Sociedade Civil

Uma equipe de profissionais acompanhará as instituições selecionadas (Foto: Acervo pessoal/montagem)
Uma equipe de profissionais acompanhará as instituições selecionadas (Foto: Acervo pessoal/montagem)

Em 2021, no período de 18 a 26 de setembro, as unidades do Sesc São Paulo realizarão a 9ª edição  da  Semana Move. A ação é realizada por organizações, escolas, clubes e pessoas motivadas a oferecer atividades de acesso livre para sua comunidade com os propósitos de inspirar as pessoas para a prática regular de atividades físico-esportivas e de lazer, ampliar o acesso às diversas modalidades e desenvolver ações em rede para o fortalecimento de parcerias.

A partir disso e da importância de se discutir como a pandemia do Covid-19 tem impactado as Organizações da Sociedade Civil - OSCs, especialmente as que possuem como eixo principal o esporte e a atividade física, o Sesc Consolação realizará, de setembro a dezembro, o curso Laços Sociais: Incubadora de Projetos Sociais.

Dez instituições serão selecionadas a partir de pré-inscrição realizada via formulário (disponível até 3 de setembro). Elas, então, participarão de uma capacitação e depois um acompanhamento mediado durante dois meses. O curso completo, gratuito, será desenvolvido em três módulos, de 10 de setembro a 2 de dezembro. Para participar, porém, é preciso se comprometer (conheça aqui os compromissos).
 

Você sabe o que é uma incubadora social? É um espaço que abriga, apoia, qualifica, acompanha projetos/empreendimentos sociais e serve para estimular a capacidade empreendedora e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Organizações da Sociedade Civil - OSCs.


Faça sua inscrição
 

 

PROGRAMAÇÃO DO CURSO 


ABERTURA
10/09, sexta, das 19h às 21h

Apresentação de 2 cases:

- Santa Fé Hunters com Maickon Johns, fundador do projeto que desenvolve o basquete para meninos e meninas em uma quadra pública do bairro Jardim Santa Fé, no Grajaú.

- Vida Corrida com Marineide Santos Silva "Neide", fundadora do projeto que acontece na comunidade do Capão Redondo há mais de 20 anos e hoje atende mais de 700 pessoas, na maioria crianças e mulheres com treinos de atletismo e também treinamento funcional. 
 

MÓDULO I - Capacitação
15 a 17/09, quarta a sexta, das 19h às 21h
Pensamento Estratégico com Alfredo dos Santos Junior 

21, 23 e 28/09, terças e quinta, das 19h às 21h
Princípios Básicos de Governança com Waldir Mafra

30/09 e 05 e 07/10, terça e quintas, das 19h às 21h
Captação de Recursos com Beatriz Ribeiro Machado (Bea)


MÓDULO II - Acompanhamento dos projetos
Cada projeto terá 3 reuniões mensais (outubro e novembro) com os professores/mediadores com o objetivo de: 

- Acompanhar o uso das ferramentas do pensar estratégico para uma gestão autônoma;

- Acompanhar a aplicação dos princípios básicos de Governança; 

- Acompanhar a forma de captação dos recursos para o projeto; 

- Compartilhar com os mediadores as estratégias para a manutenção do projeto de forma autônoma; 
 

MÓDULO III - Apresentação das ações
02/12, quinta, das 19h às 21h
Apresentação do processo e ações desenvolvidas durante a atividade por parte dos(as) gestores(as) e representantes dos projetos participantes.


 

MEDIAÇÃO

 
Alfredo dos Santos Junior  
Presidente do Instituto GESC (Gestão para Entidades da Sociedade Civil) e coordenador Pedagógico do Curso de Pós-Graduação para Gestão das Organizações da Sociedade Civil, da Faculdade FIA. 
 

 
Beatriz Ribeiro Machado (Bea)
Administradora, com Pós-Graduação em Finanças Internacionais pela PUC-SP, em Controladoria pela FGV-SP, em Empreendedorismo pela Maryland University e em Pedagogia pela PUC-RS. Certificada pelo Drucker Institute/Claremont University (CA-USA). Consultora em Treinamento, Educação e Gestão de PME. Professora de Gestão Financeira e Captação de Recursos, com atuação no Instituto GESC e na Pós-graduação da Escola de Negócios/FIA. 
 

 
Waldir Mafra 
Contabilista e Economista, especialista em Finanças pela FGV SP, mestre em Administração pela PUC SP com foco em Governança Corporativa para as Organizações da Sociedade Civil. 20 anos de experiência nas OSCs. Gerente de Controladoria da Liga Solidária (2013/2019) e CARE Internacional Brasil (2001/2013). Atualmente é consultor nas áreas de Governança, Compliance, LGPD e gestão financeira de empresas de pequeno e médio portes e OSCs.