Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

9 provas de que o jazz está mais perto do que você pensa

Difícil que nada! De longe, o jazz pode parecer complicado, só para iniciados. Mas esse estilo musical pode estar bem mais ao alcance dos ouvidos do que você imaginava!  Listamos aqui 9 vezes que ele esteve pertinho e talvez você nem tenha se dado conta!

1) Muita gente por aí tem um pezinho no jazz, da política ao pop! A Lady Gaga mesmo, sabia que ela já até gravou com uma das lendas do jazz? Ouça aqui a palhinha da parceria com o Tony Bennett:

2) Nem só de política vive o ex-presidente americano Bill Clinton. Ele também é saxofonista e manda muito bem no jazz! Já até recebeu um prêmio do Thelonious Monk Institute of Jazz (leia a notícia aqui - em inglês)

3) Você sabia que a espevitada (e maravilhosa) Amy Winehouse foi muito influenciada por Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald, duas grandes representantes da vertente? 

4) Até a Lisa, a garotinha de alto QI do seriado os Simpsons, é exímia saxofonista e amante do jazz. E em diversos episódios essa paixão foi explorada:. Veja um trechinho:



5) Por falar em desenho, lembra da clássica abertura da Pantera Cor de Rosa? Pois é: puro jazz!



6) Você se lembra do tema musical do desenho Snoopy? Ele foi composto por Vince Guaraldi, um grande pianista americano.



7) Composta na década de 60 pelo trompetista Neal Hefti, a abertura de Batman também é – pasmem! – jazz!



8) O tema da clássica série Seinfield, dos anos 90, também é altamente reconhecida. Foi composta por Jonathan Wolff, outro responsável por vários temas que marcam a nossa memória:



9) Mas você pensa que jazz é só na gringa? Claro que não! Muito se fala sobre a relação da nossa Bossa Nova e do jazz; e a pergunta que não quer calar: o jazz influenciou a bossa nova ou a bossa nova influenciou o jazz?

BÔNUS:
Daniel Daibem lança, pelo Selo Sesc, Auditivos, uma série de DVDs que desmistificam o jazz. Saiba mais aqui.

Em agosto, oito Unidades recebem o Sesc Jazz, apresentando um panorama mundial contemporâneo do gênero. Confirme a presença no evento do Facebook e acompanhe as novidades.