Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ufologia na ficção

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Quando o assunto é ficção científica e espaço sideral, algumas das primeiras imagens que vêm à mente são as relacionadas às franquias “Guerra nas Estrelas” e “Star Trek”. O clássico “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, cujo lançamento completou 50 anos em abril deste ano, é outro símbolo deste tipo de produção.

É fascinante imaginar, se houver mesmo vida fora da Terra, como ela é, ou como aconteceriam os contatos de humanos com seres extraterrestres, por exemplo. A produção fictícia dentro deste tema é vasta e a criação artística vai além de filmes; livros e seriados complementam o imaginário sobre assuntos extraterrestres.

Entre os longas-metragens com temáticas afins que atraem a atenção do público, está “Super 8”, de J. J. Abrams, lançado em 2011, que está dentro da programação do Cosmos 2018. No verão de 1979, em Ohio, alguns jovens testemunham uma catastrófica colisão que envolve um trem de carga e uma caminhonete e registram tudo com uma câmera Super-8. Quando misteriosos desaparecimentos começam a acontecer, os amigos descobrem que a tragédia não foi um acidente.

O filme tem entre seus produtores o cineasta Steven Spielberg, autor de longas célebres sobre a temática alienígena, como “E.T. – O Extraterrestre” (1982) e “Guerra dos Mundos” (versão de 2005), entre outros. “E.T.” permeia um universo mais lúdico, contando a história da convivência de duas crianças terráqueas com um alienígena dentro de casa.

“Guerra dos Mundos” fala sobre um homem divorciado que tenta proteger seus filhos enquanto devastador ataque alienígena à Terra está prestes a acontecer. O filme dirigido por Spielberg, de 2005, é uma adaptação do longa homônimo de Byron Haskin, de 1953, que, por sua vez, foi baseado no clássico da literatura de ficção científica lançado pelo escritor britânico H. G. Wells em 1898.

No romance, depois de estudarem os homens à distância, os marcianos resolvem partir para a Terra. Conforme seus corpos começam a se acostumar com a gravidade terrestre, revelam-se máquinas biomecânicas assassinas com mais de 30 metros de altura, que destroem tudo a sua volta.

O filme de 1953, aliás, deu origem a uma série em 1988, que é uma extensão da história do longa.

Capítulos

E, por falar em série, há algumas que tiveram grande sucesso, cada uma com seu estilo e estética. Um dos exemplos mais famosos é o seriado “Star Trek”, criado por Gene Roddenberry, que estreou em 1966, teve várias fases até 2005 e, mais tarde, deu origem a vários filmes. A história tem como ponto de partida as aventuras da tripulação da nave estelar USS Entrerprise. Os personagens são altruístas e servem a Frota Estelar, uma armada pacífica da Federação Unida dos Planetas.

E os saudosos dos anos 1980 devem certamente se lembrar de “Alf, o ETeimoso”, série que teve sua estreia em 1986. A figura do extraterrestre simpático e amigável e as diferenças culturais entre os terráqueos e a criatura alienígena são exploradas em cada capítulo. Alf é um nativo do planeta Melmac que vai parar na Terra, na casa da família Tanner. Ele é sarcástico, gosta de fazer brincadeiras que às vezes vão longe demais, mas também se esforça para ajudar a família que o acolheu.

Também de grande sucesso, o seriado “Arquivo X”, que estreou em 1993, tem um tom mais sombrio. Os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully investigam casos não solucionados que envolvem fenômenos paranormais. Enquanto Mulder acredita na existência de extraterrestres e na paranormalidade, Dana é cética e faz as análises científicas do que seu parceiro descobre. O enredo é recheado de casos de abdução.

Nas páginas

A literatura também traz algumas obras interessantes no segmento de ufologia, além de “Guerra dos Mundos”. Em “Contato”, livro de 1985 escrito por Carl Sagan, os protagonistas fazem viagens interestelares por meio de uma espécie de “buraco de minhoca”. 

O Brasil também tem sua produção de romances sobre o tema. Em “O Homem Que Viu o Disco Voador”, livro de 1966 da autoria de Rubens Teixeira Scavone, o comandante Eduardo Germano de Resende e os passageiros do avião comercial que pilota testemunham estranhos fenômenos sobre o Oceano Atlântico.

A lista é grande, afinal, o universo e a vida fora da Terra são um prato cheio para a ficção. Enquanto pesquisas ufológicas e as possibilidades de vida alienígena não são cientificamente comprovadas e divulgadas como verdade absoluta, os humanos vão se alimentando da imaginação.

Nos Filmes

• O dia em que a Terra parou (Robert Wise, 1951; remake em 2008, de Scott Derrickson)
O alienígena Klaatu visita a Terra em missão de paz. Porém, acaba atingido por um soldado, e aceita ser levado a um hospital para conhecer melhor o estilo de vida dos humanos.

• O Planeta Proibido (Fred M. Wilcox, 1956)
Um disco voador chega ao planeta Altair IV para resgatar um grupo de cientistas colonizadores que lá haviam aterrissado vinte anos antes.

• Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Steven Spielberg, 1977)
Conta a história de Roy Neary, um eletricista de Indiana (EUA), cuja vida muda depois de ter um encontro com um Ovni.

• Cocoon (Ron Howard, 1985)
Três idosos descobrem uma "fonte da juventude" na água da piscina de uma casa aparentemente abandonada. Só depois é que lhes é revelado que extraterrestres armazenam casulos de alienígenas na piscina.

• MIB – Homens de Preto (Barry Sonnenfeld, 1997)
Estrelado por Will Smith e Tommy Lee Jones, o filme mostra dois profissionais da agência ultra-secreta MIB em ação, monitorando os passos da vida alienígena na Terra. Em suas missões, descobrem que foi planejado um ataque devastador ao planeta e precisam impedir.

• Sinais (M. Night Shyamalan, 2002)
O pastor Graham Hess (Mel Gibson) perde a fé após a morte da esposa. Ele mora numa fazenda com seus dois filhos e seu irmão Merril. Certo dia, descobre desenhos circulares em sua plantação de milho, enquanto invasores alienígenas se aproximam. 

• Avatar (James Cameron, 2009)
Em Pandora, os colonizadores humanos e os nativos Na’vi entram em guerra pelos recursos locais e a continuação da existência da espécie nativa. Incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam os avatares, corpos biológicos controlados pela mente humana que se movimentam livremente no planeta.

• Distrito 9 (Neill Blomkamp, 2009)
Uma nave-mãe de um planeta desconhecido pousa na África do Sul e as autoridades locais confinam as criaturas que nela chegaram em um gueto conhecido como Distrito 9, que se assemelha a um campo de concentração.

Nas Séries

• Os Invasores (Larry Cohen, estreia em 1967)
O primeiro seriado a explorar a paranoia da invasão alienígena na TV, “Os Invasores” tinha como protagonista o arquiteto David Vincent, que descobriu acidentalmente que extraterrestres estavam vivendo entre os humanos e planejavam dominar a Terra.

• Projeto UFO (Jack Webb, estreia em 1978)
A série girava em torno de investigações ufológicas conduzidas por dois militares da Força Aérea Norte-Americana (USAF).

• Taken (Steven Spielberg, estreia em 2002)
Vencedora do prêmio Emmy de melhor minissérie, “Taken” conta a saga de três famílias ligadas por misteriosas visitas extraterrestres e abduções, ao longo de mais de 50 anos. Os herdeiros de cada família vão sendo afetados pelas maquinações dos alienígenas, até que nasce Allie Keys, o produto final da "experiência" alienígena e carrega as chaves para o futuro.

• The Event (Nick Wauters, estreia em 2010)
A bioquímica Leila desaparece misteriosamente e seu noivo, o programador de computadores Sean Walker, faz de tudo para encontrá-la. Nesta jornada, ele descobre que seres extraterrestres estão aprisionados em uma instalação norte-americana no Alasca desde 1944.

Nos Livros

• Guerra sem fim (Joe Haldeman, 1974)
A história apresenta os conceitos de Relatividade Geral e Relatividade Espacial por meio de uma guerra interestelar. William Mandella é recrutado no final da década de 1990 para combater os taureanos, uma raça alienígena que os seres humanos enfrentam no espaço.

• A mão esquerda da escuridão (Ursula Le Guin, 1969)
Genly Ai é um emissário enviado de uma terra distante, com a missão de convencer os líderes desse planeta a se unirem a uma grande comunidade universal. A obra conquistou os principais prêmios da ficção científica, o Hugo e o Nebula.

• Jogo do Exterminador (Orson Scott Card, 1985)
A história se passa entre 2164 e 2170. A humanidade corre risco de extinção após sofrer dois grandes conflitos com uma espécie de insetóides. Para combatê-los, jovens são enviados a um centro de treinamento, onde aprenderão a arte da guerra.

• O Apanhador de Sonhos (Stephen King, 2001)
Após salvarem um portador de síndrome de Down de vândalos, quatro amigos passam a ter alguns poderes. Anos depois, eles se envolvem em uma batalha com criaturas alienígenas que há muito procuram meios de invadir o planeta.

• Gigantes Adormecidos (Sylvain Neuvel, 2016)
Quando criança, Rose foi engolida por uma cratera no chão e reaparece caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. Logo, outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo.

>> Confira aqui a programação completa do Cosmos.