Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Que saudade, Paulista!

O edifício está localizado ao número 119 da Avenida Paulista. Foto: Evelson de Freitas
O edifício está localizado ao número 119 da Avenida Paulista. Foto: Evelson de Freitas

A espera acabou! No próximo dia 29 de abril, domingo, o Sesc inaugura a sua nova unidade na Avenida Paulista.

Localizado no número 119 da avenida mais famosa de São Paulo, a nova unidade ocupará 17 andares e dois subsolos, com uma área construída de 12 mil m², depois de remodelação do edifício – que no passado já abrigou a administração central do Sesc em São Paulo e também uma unidade provisória – assinada por Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados.

Com expectativa de receber cerca de 18 mil pessoas por semana, o Sesc Avenida Paulista nasce com vocação para atividades de corpo, arte e tecnologia. O prédio conta com salas de espetáculos e oficinas culturais, espaço de exposição e para práticas físico-esportivas, clínica odontológica, espaço de brincar, biblioteca, comedoria e outros equipamentos presentes nas unidades do Sesc, exceto ginásio e piscina.

sesc_avenida_paulista_interna_ft_Evelson_De_Freitas

Fachada do novo Sesc Avenida Paulista. Foto: Matheus José Maria

 

No último andar, a unidade conta com um café em sua cobertura, além de um mirante, com vista panorâmica para a cidade. Apesar disso, este não é o único ponto onde será possível ter este visual, a arquitetura do edifício com vidros fornece diversos pontos para apreciar a paisagem.

Desde 2016, o paulistano conquistou um novo espaço para lazer e convivência, a Paulista Aberta. Com movimentos populares abrindo o debate público em 2014 e mais adiante, em 2015, com a inauguração do 1º trecho da ciclovia da Paulista, a avenida passou a ser mais humana, aberta, plural e compartilhada entre todos. A Paulista e várias ruas adjacentes passaram a ter livre circulação de pessoas aos domingos e feriados abrindo espaço também para diversas manifestações culturais. Agora, o Sesc Avenida Paulista vem também reocupar este corredor cultural. 

Mas reocupar por quê?

Voltando um pouco no tempo. Foi nos idos de 1955 a 1969, na altura do nº 967, que o Sesc se estabeleceu na Avenida Paulista. O casarão com nome de Centro Social Horácio de Mello, representava o terceiro imóvel do Sesc na capital e fez parte da expansão estratégica da instituição, que seguiu implantando unidades. Em 1978, o Sesc retornou à Avenida, desta vez no nº119, onde funcionou até 2005 com sua Administração Central. Posteriormente, o local abrigou a Unidade Provisória Sesc Av. Paulista, cuja programação permaneceu até 2010, quando se iniciou uma reforma para a consolidação da unidade definitiva.

Acompanhe os destaques da inauguração em sescsp.org.br/avenidapaulista e também no Facebook e Instagram