Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Heroínas Reais

A heroína real é possível, humana, com todos os desafios que são impostos diariamente às mulheres. Seu superpoder é uma força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar seu tempo e espaço. É a trajetória dessas mulheres revolucionárias que transformaram o Brasil desde o século XVI até a atualidade que o projeto de literatura Heroínas Reais busca lançar luz.

O protagonismo feminino, pauta tão atual e necessária, é destaque na programação do Sesc em São Paulo que busca cumprir seu papel de transformador social e acompanhar esse processo de reflexão, discussão e ruptura, mostrando as mulheres nos mais variados espaços, permeando todas as possibilidades e linguagens.

Entre 17 de fevereiro e 01 de abril, o Galpão do Sesc Ipiranga se transformará em um espaço de leitura e receberá uma programação que dá visibilidade aos grandes feitos de mulheres de etnias e regiões variadas que fizeram história, mas nem sempre são lembradas nos livros.

A contação de histórias e a mediação de leitura serão baseadas nos livros “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, de Débora Thomé, e “Extraordinárias – Mulheres que Revolucionaram o Brasil”, de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo. Ambas as obras, que contam com a coautoria de diversas ilustradoras, apresentam a meninas e meninos a biografia de brasileiras que se lançaram em grandes desafios nas mais diferentes áreas.

O público infanto-juvenil poderá ainda participar de uma série de oficinas – Fantásticas - Criação de Personagem, Retratos Incríveis, Desprincesamento, Escrita de Cordel e #OficinaExtraordinária.


Retratos Incríveis com Fran Junqueira

Os adultos terão um encontro semanal com uma escritora. Os bate-papos serão com Clara Averbuck, Miriam Alves, Jarid Arraes, Amara Moira e Noemi Jaffe. Haverá ainda o show Canto de Vida e Obra, exaltando a poesia de Conceição Evaristo que participará do espetáculo.


A escritora Conceição Evaristo

E como encerramento, uma edição especial do Sarau das Pretas, com as integrantes falando de escritoras e ativistas que inspiraram seu trabalho. O encontro será no dia 1/4, às 15h. 



Consulte a programação completa aqui.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!