Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mostra de cinema debate esporte com exibições gratuitas e bate-papo no Sesc Ipiranga

Cena de 'Democracia em Preto e Branco’
Cena de 'Democracia em Preto e Branco’

Entre os dias 15 e 18/fev o Sesc Ipiranga realiza a mostra de cinema Esportivismo, que integra a programação do Sesc Verão. Com exibições gratuitas de filmes, o projeto discute o esporte como espaço para mobilização e transformação social. A abertura da mostra acontece no dia 15/2 e conta com a exibição do documentário ‘Democracia em Preto e Branco’ (20h30) e bate-papo às 21h.

No dia 15/2, o bate-papo Esporte e Democracia: da experiência corinthiana à prática em diferentes contextos acontece com a presença dos jornalistas Juca Kfouri, Walter Falceta e o ex-jogador do Corinthians Zé Maria.
Os convidados debatem o processo e a formação do conceito da “Democracia Corinthiana”, movimento que aconteceu dentro do clube paulistano na década de 1980. Formado e incentivado pelos jogadores da época, o movimento gerou polêmica devido ao sistema de autogestão criado, no qual todos os integrantes do clube tinham direito a voto nas decisões politicas e administrativas, enquanto o Brasil passava pelo regime militar. 

Uma série de exibições diárias de longas-metragens compõe a mostra de cinema no Galpão com filmes que tratam das relações entre a sociedade e a função do esporte. 

No dia 16/2 (19h), o longa “O dia em que o Brasil esteve aqui” convida os espectadores a refletirem sobre a função social existente nos esportes. Tratando dos conflitos internos haitianos, o enredo liga o amistoso entre Brasil e Haiti ao processo de pacificação do país. 



No dia 17/2 (19h) o foco são as mulheres com “A luta pelo protagonismo feminino no cenário esportivo”  com a exibição de “Joga igual mulher” e “Procura-se Irenice”. Os documentários tratam dos esforços das mulheres para garantir espaço numa área predominantemente masculina.

Com direção de Clint Eastwood, “Invictus” encerra a mostra no dia 18/2 (17h30). O drama conta como a relação entre o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e o time de Rúgbi nacional, alteraram o cenário interno do país na década de 1990. 

Consulte a programação completa aqui.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!